Curiosidades

7 maneiras como as pessoas acordavam antes do despertador ser inventado

0

Poucas coisas são melhores do que uma boa noite de sono e esse é um gosto quase universal. No entanto, esse ato vem seguido de uma das piores coisa da vida, que é acordar cedo com o som do despertador. Por mais que a maioria das pessoas não gostem de acordar com um barulho, é ele quem avisa que chegou o momento de sair da cama e começar o dia.

Contudo, o despertador é uma invenção um tanto quanto recente. Isso faz com que uma dúvida venha à mente: como as pessoas acordavam antes dessa invenção? Hoje em dia, se não fosse esse dispositivo, com certeza, a maioria de nós nos atrasaríamos para tudo. Por isso que viver sem o despertador parece impossível. Entretanto, houve um tempo em que ele não existia e as pessoas levantavam mesmo assim. Veja como.

Antes dos despertadores

1 – Usando a bexiga

Gastrica

Um fato é que se uma pessoa bebe muita água durante a noite é bem provável que ela irá acordar em algum momento, ou em alguns momentos, para ir ao banheiro. E era justamente isso que algumas pessoas faziam para conseguir acordar na hora certa.

Era um costume beber bastante água antes de ir dormir para que as pessoas conseguissem acordar. Esse método foi bem popular e usado até o século XX. Até mesmo os nativos americanos o utilizaram.

2 – Clepsidra

Esse método foi usado muito antes de os despertadores serem uma ideia. Quem o usou foram as primeiras civilizações, há milhares de anos. A clepsidra era como se fosse um “relógio de água”. Seu primeiro funcionamento era como se fosse um temporizador, como por exemplo, uma ampulheta.

Mas em 245 a.C., Ctesibius de Alexandria fez uma melhoria no método. Ele criou o primeiro relógio mecânico do mundo. Para ele funcionar, os ciclos sazonais precisavam de níveis irregulares de água. Essa água era dispensada em um receptor que marcava as horas equidistantes. Ao contrário dos ciclos diários que precisavam de variações de horas e fluxos regulares.

O uso desse método funcionava com o sonar de um alarme quando a água chegava no nível que a pessoa queria.

3 – Sinos religiosos

Luteranos

Desde muito tempo, os sinos das igrejas e de lugares religiosos tocavam para chamar as pessoas para uma oração matinal. Além disso, eles também marcavam o passar das horas durante o dia. Por isso que antes dos despertadores serem inventados, as pessoas usavam esses sinos para despertar e também para saber as horas ao longo do dia.

4 – Relógio de cavilha

Por volta de 1555, Taqi al-Din Muhammad ibn Ma’ruf inventou alguns tipos de despertadores mecânicos. Dentre eles, um conseguia tocar a qualquer hora que a pessoa quisesse. Ele conseguiu esse feito colocando uma cavilha, que é um pino cilíndrico, em um buraco no relógio.

Nessa mesma época, além da invenção desse homem na Síria, despertadores parecidos também foram feitos na Europa Ocidental.

5 – Knocker-Up

Medium

Esse método, que também era chamado de “Knocker-Upper”, traduzido como “Acordador”, era bem comum durante o período da Revolução Industrial. O método consistia em um funcionário, geralmente um homem, com um bastão longo que ia despertando as pessoas na hora que elas queria.

As pessoas combinavam previamente com o homem, ou então colocavam nas portas ou janelas qual era o horário que elas queriam despertar. Mesmo tendo que acordar várias pessoas, o Knocker-Up não saía da casa de alguém até ter certeza de que a pessoa tinha acordado.

Como dito, essa forma de despertar ficou bem famosa na época da Revolução Industrial porque várias empresas contratavam esse homem para ter certeza de que seus funcionários não iriam chegar atrasados.

6 – Assobio  de fábrica

Além do Knocker-Up, na época da Revolução Industrial, e antes dos despertadores, as pessoas que moravam perto das fábricas acabavam acordando com os apitos delas. Então, os trabalhadores já acordavam com esses assobios das fábricas os chamando para o trabalho.

7 – Alarme de Levi Hutchens

Facebook

Em 1787, um homem de New Hampshire, nos EUA, inventou um despertador. Levi Hutchens construiu sua invenção em uma caixa de pinho que tinha um mecanismo de engrenagem. Contudo, essa invenção tinha um problema. O despertador só funcionava às quatro da manhã. Coincidência ou não, essa era justamente a hora em que o homem precisava levantar para ir ao trabalho.

Foi apenas no dia 24 de outubro de 1876 que Seth E. Thomas patenteou um despertador que podia ser configurado e tocar em qualquer hora.

Fonte: Hypescience 

Imagens: Gastrica, Luteranos, Medium, Facebook

Vacina contra dengue é aprovada pela Anvisa

Artigo anterior

Onde está atualmente Jet Li, ator famoso dos filmes de artes marciais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido