• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tubarões mais mortais que existem no Brasil

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      18/09/18 às 14h57

Os tubarões que normalmente têm grandes dimensões se dividem em mais de 300 espécies. No Brasil, apenas 88 de toda a gama foram encontrados. Os tubarões, ao contrário, do que se imagina, nem sempre são gigantescos. Alguns medem até 21 centímetros e tem entre si, características muito variadas.

Normalmente é mais fácil encontrá-los em águas salgadas, mas algumas espécies conseguem também viver em água doce. Os ataques a seres humanos ocorrem com certa frequência, às vezes porque o animal se sente provocado e noutras é apenas um instinto do animal.

Confira agora uma lista com os tubarões mais mortais que existem no Brasil.

1 - Tubarão Cabeça-chata

Os tubarões cabeça-chata são um dos que podem viver tanto em água salgada, quanto em água doce. É o maior responsável pelo ataque a humanos em águas fluviais, devido sua capacidade de sobreviver em ambientes de baixa salinidade. O animal que pode chegar até a 3,5 metros de comprimento, é comumente encontrado no litoral brasileiro, em Recife, principalmente.

2 - Tubarão Branco

O tubarão branco é também o peixe predador de maiores dimensões que existe atualmente e pode chegar a quase 8 metros de comprimento. O animal vive perto das costas, onde as águas são menos profundas e no Brasil, são comumente encontradas na costa do Rio de Janeiro.

3 - Tubarão Tigre

O tubarão tigre pode chegar aos 6 metros de comprimento e é frequentemente encontrado na região nordeste do país, principalmente em Pernambuco. É um animal agressivo, mas em linhas gerais não costuma atacar quando não provocado.

4 - Tubarão Mako

O nome mais popular desse peixe é tubarão anequim. Ele é considerado um exímio nadador, podendo chegar a 120 quilômetros por hora. O animal pode chegar aos 4,3 metros e é encontrado em toda a costa brasileira.

5 - Tubarão - Cinza

A espécie é também conhecida como tubarão-mangona é mais encontrado no litoral de São Paulo. O animal pode chegar a 3,9 metros de comprimento e é conhecido por não ser tão agressivo. Geralmente ataca em situações em que se sente ameaçado.

6 - Tubarão Azul

O tubarão que é comum em regiões oceânicas pode ser encontrado em toda a costa brasileira. Chega a medir até 4 metros de comprimento e não oferece tanto perigo aos frequentadores da praia. Por ser uma espécie oceânica, é mais perigoso para mergulhadores e náufragos.

7 - Tubarão Limão

O tubarão limão pode chegar a 3 metros de comprimento e pode ser encontrado em toda a costa brasileira, mas principalmente na região de Fernando de Noronha, que é também o local aonde há a maior reincidência de ataques em relação a essa espécie.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+