• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você não sabia sobre a vida de Bob Marley

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      22/03/19 às 16h51

Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano que ficou conhecido como rei do reggae, e foi o responsável por popularizar o gênero musical ao redor do mundo. Além disso, foi um dos principais difusores da cultura e da religião rastafári. O homem, que saiu dos subúrbios da capital da Jamaica, tinha como missão disseminar palavras de paz, amor e igualdade por meio da música.

Robert Nesta Marley, o verdadeiro nome de Bob Marley, começou a chamar atenção no início da década de 1970, quando ainda era integrante da banda The Wailers e quando eles lançaram o álbum Catch a Fire. O sucesso foi instantâneo e as letras de caráter social e contestador logo conquistaram uma legião de fãs.

A qualidade musical de Bob e sua banda foi reconhecida com diversos prêmios. Inclusive, a sua música "One Love" foi reconhecida como a canção do milênio, rendendo ao cantor e compositor a 11° posição na lista de maiores artistas de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

Hoje, 38 anos após a sua morte, o cantor ainda é tido como referência em todo o mundo, e vamos trazer algumas curiosidades sobre a vida desse grande artista.

1 - Origens

Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, na cidade de Saint Ann, no interior da Jamaica. Filho de Cedella Booker, uma jovem negra jamaicana, e Norval Marley, branco, capitão da marinha inglesa. Bob então nasceu de uma relação interracial, por isso a sua pele é mais clara do que a da maioria da população jamaicana. Esse fato gerou muita descriminação ao jovem Marley, os seus vizinhos os chamavam pejorativamente de "garoto branco". Sobre as questões raciais, ele tinha uma filosofia definida: "Eu não estou do lado dos negros, nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro".

2 - Títulos e honrarias

Além da música, ele ficou conhecido mundialmente também pelo seu grande senso de justiça, lutando pela defesa da libertação nacional, do empoderamento dos negros, pela luta contra o racismo e pela universalização dos direitos civis. Com seu posicionamento nas letras de suas músicas, ele foi reconhecido pelas Nações Unidas que lhe concedeu a Medalha da Paz do Terceiro Mundo, em 1978. Na sua terra natal, também não lhe faltaram honrarias. Na Jamaica, ele recebeu as três maiores condecorações do país: Honra ao Mérito da Jamaica, Herói Nacional, e o Ordem Nacional do Mérito, esse último é reservado para governadores, generais e premiês.

3 - Leitura de mãos

Ainda muito pequeno, quando tinha apenas 4 anos, Bob começou a pressagiar a partir da leitura da palma da mão, técnica ensinada pelo seu avô, que era descendente de escravos vindos de Gana. Como as previsões eram muitas vezes acertadas, ele ficou conhecido na região pelos seus dons "mágicos". Um dia, quando já era famoso pela sua música, ele retornou à Kingston, e uma mulher o perguntou se ele poderia ler a mão dela, ele prontamente respondeu: "Eu não estou mais lendo mãos. Estou cantando agora".

4 - Prisão

Bob foi preso duas vezes durante a sua vida. A primeira vez foi em 1968, quando ele ficou detido por um mês na Jamaica por porte de maconha. Enquanto esteve preso, ele conheceu alguns prisioneiros com os quais criou um forte laço. Eles o motivaram a escrever músicas com mensagens políticas mais contundentes. Em 1977, ele voltou a ser preso, pelo mesmo motivo, dessa vez em Londres. Bob foi um ativo defensor da legalização da maconha.

5 - Futebol

Bob tinha duas paixões na vida, a música e o futebol. Ele chegou a jogar na equipe jamaicana House of Dread. Em 1980, ele fez uma única visita ao Brasil, e participou de uma partida de futebol com os funcionários do selo Ariola, contra alguns artistas contratados pela gravadora no Brasil, como Chico Buarque, Alceu Valença e Toquinho. Ele chegou a ganhar e vestir a camisa 10 do Santos.

6 - Atentado

No dia 3 de dezembro de 1976, em meio à tensão política e à violência causada por gangues na Jamaica, que passava por um clima de conflito, Bob Marley decidiu fazer um show gratuito como uma forma de pregar a paz e a união da juventude no País. Durante um ensaio em sua casa, Bob, sua esposa Rita Marley, um integrante da banda e o empresário, Don Taylor, foram baleados e levados ao Hospital Universitário. Até hoje as motivações do atentando não foram reveladas.

Dois dias depois, mesmo sabendo dos riscos que corria, Bob realizou a sua apresentação como planejado, no evento "Smile Jamaica". Ele e Rita subiram ao palco ainda com os curativos dos ferimentos do atentando. Ao ser questionado sobre comparecer ao show mesmo baleado, o músico disso e o seguinte: "As pessoas que estão tentando destruir o mundo não tiram um dia de folga. Como posso, eu, tirar se estou fazendo o bem?".

7 - Filhos

Bob Marley se casou com Rita Marley quando tinha 21 anos de idade, e permaneceram casados até a sua morte. O casal teve quatro filhos. Porém, sabe-se que no total Bob teve 12 filhos. Entre os que foram reconhecidos por ele, Damian e Ziggy Marley seguiram os passos do pai, e entraram para o mundo da música.

8 - Morte

Em 1977, enquanto participava de uma partida de futebol em Londres, Bob acabou machucando o dedão do pé direito, e por não tratar o ferimento, a unha do pé caiu. O acontecimento parecia ser algo normal, sem grandes efeitos, até que em 1980, quando o cantor passou mal durante uma turnê nos Estados Unidos, foi descoberto que, na verdade, ele tinha uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos recomendaram que ele amputasse o dedo, mas ele recusou o procedimento devido a sua crença rastafari.

O câncer acabou se espalhando pelo resto do corpo, afetando o cérebro, pulmão e estômago. Bob chegou a ir até à Alemanha para se tratar com o médico naturalista Joseph Issels, mas depois de 8 meses de tratamento, foi desenganado. Com a notícia, ele resolveu voltar para a Jamaica para morrer junto da família e amigos, mas no meio da viagem, ele teve complicações e foi internado às pressas em Miami. Bob morreu no dia 11 de maio de 1981, quando estava no auge da sua carreira, aos 36 anos de idade.

E você, conhece o trabalho do músico? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+