• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 plantas que possuem super poderes

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      07/03/19 às 17h15

Qual o seu super-herói favorito? Quais super poderes você gostaria de ter? Nos filmes, desenhos animados e quadrinhos existe uma enorme variedade de super-heróis, entre humanos e animais. Claro que seus dons são fictícios, mas na realidade, existem algumas espécies de animais e plantas que possuem qualidades excepcionais, que beiram os superpoderes podem ser mais que invenções da sétima arte.

Inclusive há algumas plantas que se assemelham muito aos heróis dos quadrinhos, podendo sobreviver ao fogo, como o Tocha Humana, em outros casos chegar a tamanhos incríveis como o Homem-Formiga. Outras conseguem atirar sementes a longas distancias, e até mesmo comer pequenos animais. Confira algumas plantas super poderosas e suas habilidades.

1 - Flor-cadáver

Nome: Armaphophallus titanum
Apelido: Flor-cadáver
Super poder: Possui um poder nauseante
Curiosidade: O seu nome popular é ligado ao fato da flor emitir um odor muito forte semelhante ao de carne podre. Além disso, a flor produz ainda um gigantesco espádice, considerado a maior inflorescência do mundo. Quando desabrocha, pode chegar até três metros de altura e pode pesar até 75 quilos.
Localização: Trata-se de uma espécie rara, que pode ser encontrada em florestas tropicais da Sumatra, na Indonésia.

2 - Assacu

Nome: Hura crepitans
Apelido: Assacu, açacu, areeiro ou guaçacu
Super poder: Ter frutos explosivos
Curiosidade: O que mais chama a atenção nessa árvore é o seu troco que é repleto por espigões cônicos que são usados para sua autodefesa. Suas flores dão frutos em formas de abóbora que se abrem com um barulho explosivo, capaz de lançar suas sementes até 14 metros de distância da árvore.
Localização: Essa é uma árvore tropical, originária das regiões da América do Norte e do Sul.

3 - Raflésia-comum

Nome: Rafflesia arnoldii
Apelido: Raflésia-comum
Super poder: Crescer nas raízes do hospedeiro
Curiosidade: É a maior flor individual do mundo, que pode atingir até 106 centímetros de diâmetro e pesar até 11 quilos. A planta não tem raízes ou folhas próprias, fazendo dela uma parasita que cresce nos caules de um hospedeiro. Ela ainda liberar um odor característico para atrair moscas carniceiras que a polinizam.
Localização: É possível encontrar a flor crescendo na Indonésia e também em jardins botânicos.

4 - Dormideira

Nome: Mimosa pudica
Apelido: Dormideira, sensitiva, dorme-dorme
Super poder: Ela é capaz de se fechar e se inclinar
Curiosidade: Basta tocar em uma dormideira para entender o motivo do seu nome. A planta responde instantaneamente ao toque, fechando suas folhas e inclinando-se. A explicação para esses atos incomuns é a rápida liberação da água das células localizadas nas folhas e talos foliares. Normalmente, as folhas se abrem novamente em alguns minutos.
Localização: É uma planta nativa da América do Sul e Central, podendo ser encontrada em outras regiões quentes.

5 - Acacia africana

Nome científico: Acacia drepranolobium
Apelido: Acacia
Super poder: Assoviar
Curiosidade: Está acacia produz um som semelhante ao de um assovio, devido à base bulbosa de seus espinhos. O fato mais incomum nessas árvores e que elas fazem simbiose com formigas. Os pequenos insetos usam os bulbos ocos dos espinhos como suas casas, e fazem neles pequenos buracos. Esses buracos é que fazem o som de assovio, que afasta os possíveis inimigos dos galhos e das folhas.
Localização: A planta é originaria da África.

6 - Vitória-régia

Nome científico: Victoria amazonica
Apelido: Vitória-régia
Super poder: Pode aguentar grandes pesos
Curiosidade: O seu super poder é resultado de suas enormes e incrivelmente fortes folhas circulares. O ar que fica aprisionado nas suas folhas permite que elas flutuem e suportem grandes pesos. Durante uma única estação, cada planta produz cerca de 50 folhas, que preenchem a superfície da água, impedindo o aparecimento de outras espécies de plantas.
Localização: A vitória-régia é muito comum na Bolívia, mas também pode ser cultivada em outras regiões.

7 - Planta carnívora

Nome científico: Nepenthes
Apelido: Planta carnívora, jarro tropical
Super poder: Capturar e digerir insetos
Curiosidade: Suas folhas em formato de jarro servem como armadilhas passivas. O néctar da "tampa" da armadilha atrai insetos e outras presas que caem dentro da planta. Incapazes de sair, as vítimas se afogam no líquido e acabam sendo digeridas pelas enzimas da planta carnívora.
Localização: Elas são muito comuns em Madagascar, no sudoeste da Ásia e na Austrália.

8 - Eucalipto

Nome científico: Eucalyptus
Apelido: Eucalipto
Super poder: Resistência ao fogo
Curiosidade: Suas folhas produzem grandes quantidades de óleos altamente combustíveis, que geram muita energia quando queimados. E mesmo que o fogo seja fatal para a maioria dos habitantes das florestas, o eucalipto usa esses desastres para espalhar suas sementes. As próprias árvores resistem ao fogo e seus troncos queimados se regeneram ao invés de se decomporem.
Localização: Os eucaliptos são nativos da Austrália, mas podem ser cultivados também nos Estados Unidos e outras regiões.

E então, o que achou dessas plantas? E você, também gostaria de ter algum super poder? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+