Curiosidades

Água-viva fantasma super rara foi avistada por cientistas

0

Nosso planeta esconde segredos que nem mesmo os maiores cientistas conseguiram compreender. Por causa de sua imensidão e tempo de vida, muita coisa ainda é segredo para nós. Pesquisadores, no entanto, desvendam diversos mistérios diariamente, como por exemplo, espécies de animais raras, como essa super rara água-viva.

Em suma, a água-viva é um animal bem simples. Ela não tem cérebro, coração ou ossos, nem mesmo todos os órgãos que vemos como indispensáveis. As águas-vivas são membros do filo Cnidaria e não são classificadas como peixes. Elas são um tipo de plâncton e estão mais relacionadas à fonte microscópica de alimentos que forma a base da maioria das cadeias alimentares marinhas.

Somado a isso, elas são bastante simples em estrutura física e são constituídas por aproximadamente 98% de água, com apenas uma pequena lista de órgãos. Mesmo que se conheça bastante tipos de água-viva, existem alguns bem raros de ser avistados.

Água-viva

YouTube

Até porque, o oceano é uma das partes mais inexploradas e, justamente por isso, magníficas do planeta Terra. Suas profundezas sempre surpreendem os estudiosos. Por mais que elas tenham pressões esmagadoras e uma escuridão hostil para nós humanos, cada vez mais descobertas estão sendo feitas neste ambiente, graças à tecnologia robótica.

Nesse ínterim, um robô de águas profundas conseguiu capturar um vídeo de uma água-viva fantasma gigante super rara. As imagens foram capturadas enquanto o robô estava na zona crepuscular da Baía de Monterey.

Por mais que já tenha 34 anos que o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) envie veículos operados remotamente (ROVs) para o fundo do mar, esse foi o primeiro avistamento dessa água-viva em específico.

Avistamento

O vídeo conseguido pode explorar a água-viva fantasma gigante de três perspectivas diferentes. De perto, pode-se ver o sino da espécie pulsando, com um metro de largura, e o corpo translúcido da água-viva, que é uma sombra em tons de vermelho com quatro longos tentáculos, e seus tentáculos ao fundo se mexendo.

Quando a água-viva estava a uma profundidade de 990 metros, a luz solar quase desapareceu. Como resultado, a cor avermelhada da água-viva começa a se parecer preta para qualquer observador que estiver próximo a ela.

Quando ela é vista de cima, tem-se a impressão de que ela está usando um chapéu. E quando se vê de longe, o tamanho dessa água-viva fica ainda mais impressionante. Nas fotos conseguidas, os tentáculos dela podem ser vistos se arrastando por 10  metros atrás do seu sino.

Descoberta

YouTube

Pesquisadores descobriram a água-viva fantasma gigante, pela primeira vez, em 1899. E por mais que se pense que ela nade em todos os oceanos do planeta, exceto no Ártico, até 2009 tinha-se avistado oficialmente somente 110 vezes em 110 anos.

Antes dos ROVs serem inventados, os pesquisadores usavam redes de arrasto para conseguir estudar as criaturas das profundezas do oceano. No entanto, de acordo com os pesquisadores do MBARI, quando se traz essa água-viva fantasma para a superfície sua estrutura e aparência sedosa se transforma em uma gosma gelatinosa.

Portanto, o avistamento com ROVs são uma das melhores formas de se observar esse animal e aprender mais a seu respeito.

Observações

YouTube

Em 2004, um ROV avistou um peixe ósseo de águas profundas vivendo dentro e fora da sombra da água-viva fantasma. Até se viu o peixe descansando na barriga da água-viva.

Nesse sentido, os pesquisadores suspeitaram que os peixes e a água-viva fantasma tem uma relação simbiótica que dá aos peixes um abrigo em um lugar totalmente sem um. Vale ressaltar que os tentáculos da água-viva fantasma são revestidos com células urticantes para atordoar as presas. Contudo, não se descobriu como o peixe consegue ficar intocado por eles e qual a vantagem que ele traz para a água-viva.

Fonte: Science Alert

Imagens: YouTube

Cientistas descobriram o motivo do cérebro consumir tanta energia

Artigo anterior

10 melhores filmes da Netflix de 2021

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido