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Alimentos que estimulam a produção de dopamina e melhoram o seu humor

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Uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Mas além de sustentar e dar o combustível para que as funções essenciais sejam feitas, os alimentos também podem ajudar a melhorar o humor. Pode parecer uma coisa estranha, porém, existem alimentos que conseguem aumentar a dopamina.

A dopamina está relacionada com as funções cognitivas, regulação do humor e do apetite, controle do movimento, entre outras coisas. Justamente por isso que priorizar alimentos que aumentem a produção natural de dopamina pode resultar em melhorias consideráveis no bem-estar.

A dopamina é conhecida como hormônio do bem-estar e faz parte do sistema de recompensa do cérebro. Ela também age como um mensageiro entre as células nervosas, e também é um hormônio em outras regiões do corpo.

Quando os níveis dela estão baixos, isso pode estar associado a problemas como depressão e doença de Parkinson. E quando existe um excesso dela, isso pode ter relação com o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Muitas pessoas podem não saber, mas existem alimentos que têm dopamina na sua composição, como por exemplo, abacate, maçã, banana, feijão, berinjela, ervilha, laranja, espinafre, tomate e vagem.

Contudo, é importante saber que consumir esses alimentos que contêm dopamina não faz com que automaticamente os níveis dela subam no cérebro. Isso não acontece porque a dopamina não consegue atravessar de forma fácil a barreira hematoencefálica, ou seja, ela precisa ser produzida no corpo.

Produzindo dopamina

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Um precursor de dopamina é a levodopa (l-dopa), e ela pode ser vista em alimentos como maçãs, abacates, melancia, bananas, chocolate amargo, trigo, ovos, peixes, vegetais verdes, legumes, carne, laticínios, aveia, azeite, orégano, amendoim, ervilha, sementes de abóbora, aves, alecrim, sementes de gergelim, vegetais marinhos, produtos de soja, espinafre, tomate e açafrão.

Então, para que o corpo produza esse hormônio é preciso não somente comer esses alimentos, mas também ter níveis corretos de levodopa e do aminoácido l-tirosina, presente em praticamente todos alimentos ricos em proteína. Alguns exemplos são: carne, laticínios e legumes.

Isso quer dizer que comendo mais proteína os níveis de dopamina podem aumentar naturalmente? Por mais que seja possível que a ingestão de alimentos que tenham os componentes necessários para a produção de dopamina possa impactar o humor de forma positiva, é importante saber que são necessários mais estudos para ter uma confirmação.

Outro ponto a ser levado em consideração é que toda dopamina produzida irá ser usada efetivamente pelos receptores desse hormônio nas células específicas. Contudo, mantendo uma dieta balanceada e incluindo fontes de proteína magra, como por exemplo, carnes magras, nozes e sementes, provavelmente o corpo está tendo o que ele precisa para fazer uma produção de dopamina de forma saudável.

Alimentos da felicidade

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Mesmo que muitas pessoas não saibam, existe uma psicologia por trás da alimentação. O primeiro ponto a ser entendido é que existe uma diferença entre os alimentos que têm compostos que podem afetar a física e química do cérebro, e aqueles que simplesmente fazem a pessoa se sentir bem.

Nesse ponto, aqueles que aumentam a dopamina e que produzem felicidade física afetam a fisiologia das pessoas. Já os alimentos reconfortantes promovem a felicidade em um nível psicológico.

De acordo com estudos, os alimentos que as pessoas gostam quando precisam de conforto são relacionados com lembranças felizes do passado. Por conta disso que comê-los faz com que as pessoas se sintam melhor, já que é como se elas estivessem liberando alegria no cérebro. Os alimentos também podem estar associados a pessoas importantes na vida de cada um.

O que tudo indica é que, talvez, uma mistura de alimentos saudáveis com aqueles que fazem a pessoa se sentir bem emocionalmente pode ajudar a manter o humor equilibrado.

Fonte: Socientifica

Imagens: Socientifica

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