A cantora Anitta comentou nesta quarta-feira (26/05) sobre a viralização de músicas no TikTok. Em uma live, ela explicou sobre como isso influencia no investimento das gravadoras em um artista.
A cantora brasileira afirmou que: “A gente tem que esperar os resultados, infelizmente é assim. As gravadoras se ligam muito no TikTok, no que viraliza na internet. E se não tem sucesso logo de cara, eles dão tchau e foda**. É que nem ‘Envolver’, eu só gravei por pura insistência minha, e só foi viralizar depois. Então é difícil você convencer as pessoas a continuarem o trabalho divulgando mesmo que não seja um sucesso instantâneo”.
Popularização de Envolver, música de Anitta, TikTok
Para as pessoas que não estão se lembrando, “Envolver”, hit de Anitta, teve um clipe lançado meses antes de a canção viralizar. O vídeo foi para a internet, mas não se tornou um grande sucesso.
Para o hit decolar, a dancinha precisou viralizar no TikTok. Por isso, Anitta recebeu diversas críticas que afirmaram que a música só se tornou um sucesso por causa da coreografia, e não pela qualidade musical.
No entanto, com a popularização do TikTok, tornou-se quase obrigatório que todos artistas bombados criem dancinhas fáceis para viralizar. Essa ação vai do gênero sertanejo até o funk, um bom exemplo são as dancinhas do cantor Zé Felipe.
Apesar de muitas pessoas reclamarem que o TikTok acabou com a música e que os artistas hoje em dia têm de se preocupar em lançar algo para agradar os usuários da plataforma, Anitta não acredita que o aplicativo tenha estragado o mercado fonográfico.
“Acho que abriu espaço para artistas independentes terem a oportunidade de crescer. Cabe aos artistas se adaptarem às novidades e às mudanças do mercado. O que não significa que acho inteligente por parte das companhias condicionarem seus planos de investimento apenas a isso. Acho que os TikTokers devem sim ser respeitados como profissionais. Não é nada fácil ser bem-sucedido nesse segmento como os desavisados falam. Eles são comunicadores que entenderam a nova linguagem desse novo entretenimento e dominam muito bem.”
Apoio da gravadora a Anitta
Anitta explicou também que nem ela, com todo seu sucesso e influência, possui apoio da gravadora. A cantora disse que muitas vezes precisa tirar dinheiro do próprio bolso para fazer um clipe caprichado.
De acordo com a artista, a gravadora só investe em um vídeo depois que a música já viralizou. “Foi o que aconteceu com Gata. Eles queriam fazer algo, estava indo superbem, mas depois decaiu [na plataforma]. Só investem depois que dá resultado na internet.”
Polêmica internacional
Anitta entrou nesse assunto após a cantora americana Halsey falar que a sua gravadora só investiria no clipe de uma música sua caso conseguissem criar um viral no TikTok.
“Basicamente eu tenho uma música que amo que eu quero lançar o mais rápido possível. Mas minha gravadora não deixa. Eu estou nessa indústria há 8 anos e eu vendi mais de 165 milhões de músicas. E minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a não ser que eles finjam um momento viral no TikTok. Tudo é marketing. E eles estão fazendo isso com basicamente todos os artistas atualmente. Eu só quero lançar música nova, cara. E eu merecia mais, para ser honesta. Estou cansada.”
Isso ocorre porque as gravadoras estão fazendo o que sempre fizeram: se esforçando ao máximo para que a música caia no gosto do público. Anteriormente, a divulgação era feita em rádios e TVs, no entanto, o foco mudou para a internet conforme a popularização desse novo meio.
Atualmente, o TikTok é a principal rede social entre os jovens e por isso é o indicador para as gravadoras de quais canções merecem receber investimento com produções audiovisuais para serem lançadas no Youtube.
Fonte: R7
Comentários