Entretenimento

Anitta fala sobre o esquema das grandes gravadoras no TikTok

0

A cantora Anitta comentou nesta quarta-feira (26/05) sobre a viralização de músicas no TikTok. Em uma live, ela explicou sobre como isso influencia no investimento das gravadoras em um artista. 

A cantora brasileira afirmou que: “A gente tem que esperar os resultados, infelizmente é assim. As gravadoras se ligam muito no TikTok, no que viraliza na internet. E se não tem sucesso logo de cara, eles dão tchau e foda**. É que nem ‘Envolver’, eu só gravei por pura insistência minha, e só foi viralizar depois. Então é difícil você convencer as pessoas a continuarem o trabalho divulgando mesmo que não seja um sucesso instantâneo”.

Popularização de Envolver, música de Anitta, TikTok

Foto: Reprodução

Para as pessoas que não estão se lembrando, “Envolver”, hit de Anitta, teve um clipe lançado meses antes de a canção viralizar. O vídeo foi para a internet, mas não se tornou um grande sucesso.

Para o hit decolar, a dancinha precisou viralizar no TikTok. Por isso, Anitta recebeu diversas críticas que afirmaram que a música só se tornou um sucesso por causa da coreografia, e não pela qualidade musical.

No entanto, com a popularização do TikTok, tornou-se quase obrigatório que todos artistas bombados criem dancinhas fáceis para viralizar. Essa ação vai do gênero sertanejo até o funk, um bom exemplo são as dancinhas do cantor Zé Felipe.

Apesar de muitas pessoas reclamarem que o TikTok acabou com a música e que os artistas hoje em dia têm de se preocupar em lançar algo para agradar os usuários da plataforma, Anitta não acredita que o aplicativo tenha estragado o mercado fonográfico.

“Acho que abriu espaço para artistas independentes terem a oportunidade de crescer. Cabe aos artistas se adaptarem às novidades e às mudanças do mercado. O que não significa que acho inteligente por parte das companhias condicionarem seus planos de investimento apenas a isso. Acho que os TikTokers devem sim ser respeitados como profissionais. Não é nada fácil ser bem-sucedido nesse segmento como os desavisados falam. Eles são comunicadores que entenderam a nova linguagem desse novo entretenimento e dominam muito bem.”

Apoio da gravadora a Anitta

Foto: Reprodução

Anitta explicou também que nem ela, com todo seu sucesso e influência, possui apoio da gravadora. A cantora disse que muitas vezes precisa tirar dinheiro do próprio bolso para fazer um clipe caprichado.

De acordo com a artista, a gravadora só investe em um vídeo depois que a música já viralizou. “Foi o que aconteceu com Gata. Eles queriam fazer algo, estava indo superbem, mas depois decaiu [na plataforma]. Só investem depois que dá resultado na internet.”

Polêmica internacional 

Foto: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Anitta entrou nesse assunto após a cantora americana Halsey falar que a sua gravadora só investiria no clipe de uma música sua caso conseguissem criar um viral no TikTok.

“Basicamente eu tenho uma música que amo que eu quero lançar o mais rápido possível. Mas minha gravadora não deixa. Eu estou nessa indústria há 8 anos e eu vendi mais de 165 milhões de músicas. E minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a não ser que eles finjam um momento viral no TikTok. Tudo é marketing. E eles estão fazendo isso com basicamente todos os artistas atualmente. Eu só quero lançar música nova, cara. E eu merecia mais, para ser honesta. Estou cansada.”

Isso ocorre porque as gravadoras estão fazendo o que sempre fizeram: se esforçando ao máximo para que a música caia no gosto do público. Anteriormente, a divulgação era feita em rádios e TVs, no entanto, o foco mudou para a internet conforme a popularização desse novo meio.

Atualmente, o TikTok é a principal rede social entre os jovens e por isso é o indicador para as gravadoras de quais canções merecem receber investimento com produções audiovisuais para serem lançadas no Youtube.

Fonte: R7

Como é possível que vulcões criem gelo na Lua?

Artigo anterior

Homem paga R$ 100 mil para se ”transformar” em cachorro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido