• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Aparentemente os seres humanos também tem uma ''época do acasalamento''

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      08/01/19 às 13h37

Nós sabemos que os animais ao nosso redor costumam ter um momento específico para procriar. É o que chamamos de época do acasalamento. Nos Estados Unidos, os meses de verão e primavera são o período em que as pessoas mais recebem convites para festas.

Quando perceberam isso, fizeram uma contagem regressiva, de digamos, 9 meses e foi então que chegaram aos meses do inverno e outono. Mas afinal, será que o clima mais ameno influencia na prática de relações sexuais desprotegidas? Ou existe alguma ligação entre o frio e o grande número de concepções nesse período?

Reprodução sazonal

Sim, existe uma razão para isso. É uma explicação lógica e que se aplica a todos os seres vivos. O que acontece é a reprodução sazonal, não apenas com animais, mas também com plantas e todos os seres vivos. O motivo é uma questão evolutiva.

Isso porque o corpo dos seres vivos se adaptou também as épocas do ano. A estratégia é se reproduzir nas épocas em que o sucesso reprodutivo é maior. E os seres humanos também seguem esse mesmo padrão. A sazonalidade do nascimento é um assunto que vem sendo estudado pelos cientistas. Os cientistas acreditam que isso pode estar também relacionado aos surtos de doenças infantis.

Estudos sobre a sazonalidade

O assunto não é novo, desde o século XIX os cientistas tentam rastrear os picos de nascimento e entende-los melhor. As razões para a sazonalidade, nem sempre se justificam pela estação do ano ou algo do tipo. Na Polônia, por exemplo, o grande número de nascimentos era resultado da alta temporada de casamentos, que acontecia nos meses de julho e agosto. No entanto, não é isso que gera os picos de nascimento em tantos outros lugares do mundo.

Existe um padrão que está ligado a nossa localização no mundo. Nos EUA, na parte acima da linha do Equador, os picos de nascimento ocorrem no verão, entre junho e julho. Abaixo da linha do Equador, os picos ocorrem no outono, nos meses de outubro e novembro. No Brasil, o mês de novembro está muito ligado à pegação carnavalesca.

E é por isso que podemos afirmar que também temos um período de acasalamento. No entanto, ele varia de acordo com a região e as condições de cada cidade ou país.

E você, também faz aniversário no mês de novembro? Nos conte aqui nos comentários. Ah, e aproveite e compartilhe com os amigos.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+