História

As bandeiras do Brasil ao longo dos anos

Bandeira Imperial do Brasil
0

Quando pensamos nos símbolos nacionais, a primeira coisa que vem à mente deve ser a bandeira. Você já deve saber que bandeiras mudam ao longo dos anos, mas sabia que a bandeira do Brasil nem sempre foi verde e amarela? As mudanças que tivemos com as diversas bandeiras do Brasil são surpreendentes! Confira!

Bandeira da Ordem de Cristo

Bandeira da Ordem Militar de Cristo

Bandeira da Ordem Militar de Cristo (Wikimedia Commons)

A primeira bandeira hasteada no Brasil foi a da Ordem de Cristo, em 1500. Como ela pertencia à ordem que financiou as grandes navegações portuguesas, foi a primeira oficial da colônia. A cruz vermelha estava estampada até nas velas de Pedro Álvares Cabral.

Bandeira Real

Bandeira Real

Bandeira Real (Wikimedia Commons)

Esteve em vigor de 1500 a 1521, sendo a bandeira de Portugal quando os europeus chegaram ao nosso país. Quando a região foi considerada parte do reino, o símbolo foi adotado e hasteado.

Bandeira de Dom João III

Bandeira de D. João III

Bandeira de D. João III (Wikimedia Commons)

O rei português Dom João III, conhecido como o Colonizador, teve seu brasão usado nas bandeiras presentes nas viagens de exploração e colonização do Brasil entre 1521 e 1616.

Bandeira do Domínio Espanhol

Bandeira do Domínio Espanhol

Bandeira do Domínio Espanhol (Wikimedia Commons)

No ano de 1580, a União Ibérica foi oficializada, sendo a junção das coroas espanhola e portuguesa, após uma crise de sucessão. Sendo assim, em 1616, o espanhol Felipe II assumiu o trono e criou essa bandeira tanto para Portugal quanto para as colônias.

Bandeira da Restauração

Bandeira da Restauração

Bandeira da Restauração (Wikimedia Commons)

Marca o fim do domínio espanhol sobre Portugal. Além disso, a bandeira representou a expulsão dos holandeses. Logo, a borda azul simboliza Nossa Senhora da Conceição, que, seis anos depois, se tornou a padroeira de Portugal.

Bandeira do Principado do Brasil

Bandeira do Principado do Brasil

Bandeira do Principado do Brasil (Wikimedia Commons)

Ela foi a primeira criada especialmente para o Brasil, em vigor de 1645 a 1816. No ano de criação todos os herdeiros da coroa passaram a ser chamados de príncipes e Teodósio, filho de Dom João IV, ganhou o título de “Príncipe do Brasil”. Então, o país tornou-se um Principado e ganhou sua bandeira.

A esfera de ouro, usada no aprendizado da arte da navegação, fazia parte de outras bandeiras como a do rei português Dom Manuel I.

Bandeira de Dom Pedro II, de Portugal

Bandeira de D. Pedro II de Portugal

Bandeira de D. Pedro II de Portugal (Wikimedia Commons)

Depois de duas trocas de poder, Dom Pedro II passou a governar Portugal como regente e depois como Imperador definitivo. Para simbolizar seu governo, decidiu criar a Bandeira de Dom Pedro II. Essa foi a primeira vez que foi introduzido um elemento verde como fundo. É interessante notar que foi justamente em um período em que o Brasil teve expansão territorial.

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (Wikimedia Commons)

Com a chegada da família real no Brasil, o país passou por profundas transformações. Elevaram o status para Reino Unido, portanto, criando o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. No ano seguinte, criaram a bandeira especial.

Bandeira do Regime Constitucional

Bandeira do Regime Constitucional

Bandeira do Regime Constitucional (Chamego Brasileiro Bandeiras)

Quando a coroa decidiu ficar mais tempo no Brasil, os portugueses se rebelaram exigindo seu retorno. Mas, dessa vez, queriam o Dom João VI como monarca constitucionalista. Consequentemente, o parlamento português criou a Bandeira do Regime Constitucional, que foi a última lusitana a tremular em terras brasileiras.

Bandeira Imperial do Brasil

Bandeira Imperial do Brasil

Bandeira Imperial do Brasil (Wikimedia Commons)

Quando Dom Pedro I declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, foi criada uma nova bandeira imperial. Esse é o primeiro símbolo que possui a base que conhecemos hoje: o fundo verde e um losango ouro inscrito nele.

Bandeira Provisória da República

Bandeira Provisória da República

Bandeira Provisória da República (Wikimedia Commons)

A monarquia estava prestes a acabar em 1889 quando o golpe militar do marechal Deodoro da Fonseca oficializou a república. A bandeira foi hasteada no dia 15 de novembro. Agora, tivemos a representação dos 20 estados existentes por meio das estrelas.

Bandeira Nacional Brasileira

Bandeira do Brasil

Bandeira Nacional Brasileira (Wikimedia Commons)

A bandeira provisória ficou muito parecida com a dos Estados Unidos. Sendo assim, o governo decidiu projetar uma nova. Os responsáveis foram Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

Dessa forma, a bandeira veio com a Proclamação da República, em 1889, com a coroa substituída por uma esfera azul. Dentro dela, é possível ver a constelação do Cruzeiro do Sul representando o céu na noite da proclamação.

7 melhores filmes de comédia da Disney

Matéria anterior

7 atrizes que se apaixonaram por seus diretores

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos