• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

As irmãs que salvaram uma ilha sozinhas agora são conhecidas mundialmente

POR Toni Nascimento    EM Compartilhando coisa boa      13/03/19 às 19h01

Bali, uma ilha da Indonésia, finalmente tomou uma decisão importante que, talvez, o resto do mundo devesse copiar. O local proibiu completamente o uso de sacolas de plástico. Mas a decisão foi tomada depois de um longo processo de discussão.

A história começou com duas garotas comuns, bem novas. Melati e Isabel Vijsen tinham 10 e 12 anos quando começaram uma campanha chamada Bye Bye Plastic Bags, que trabalha contra a poluição da ilha.

Mas a história não é tão simples assim, ou você acha que a campanha fez sucesso espontaneamente? Para atrair a atenção das pessoas, as garotas chegaram a fazer uma greve de fome.

Acredite, elas conseguiram falar alto o suficiente para que todo o planeta Terra as escutasse. Quer conhecer um pouco mais dessa história? A Fatos Desconhecidos vai te contar tudo agora mesmo.

Irmãs gêmeas

Para começo de conversa, devemos salientar que a Indonésia é um dos maiores produtores de resíduos plásticos do mundo. Bali produz 680 metros cúbicos de lixo por dia, isso é o equivalente a um prédio de 14 andares. Apenas 5% desse lixo é reciclado. Após o uso, quase todo o plástico cai no oceano. Consequentemente, Bali e outras ilhas indonésias são cobertas com uma espessa camada de plástico.

Melati e Isabel Vijsen nasceram em Bali. A relação das duas com a ilha é muito forte, e por isso, foi doloroso para elas ver a praia danificada por causa do lixo. Em 2013, depois de uma aula sobre líderes mundiais como Nelson Mandela e Lady Diana, as irmãs se perguntaram: "O que podemos fazer pela nossa ilha agora?". Assim, nasceu a ideia do projeto Bye Bye Plastic Bags, cujo objetivo era banir as sacolas plásticas de Bali.

A primeira ação das garotas foi fazer uma petição ao governador sobre essa proibição. Apesar de conseguirem coletar mais de 100 mil assinaturas, o governador não considerou a petição por um ano e meio. "O lixo é um fenômeno natural", disse ele. As irmãs entraram em greve de fome até que o governador revesse a decisão. Elas relataram sua greve de fome nas redes sociais. Um dia depois, foram levadas ao gabinete do governador, que agradeceu às meninas pela persistente luta e assinou o documento oficial.

O plástico

As irmãs também reuniram uma equipe de jovens e organizaram incursões para limpar as praias. Seu maior sucesso foi a campanha pela coleta de lixo, onde conseguiram reunir 12 mil voluntários. As irmãos, que são gêmeas, também organizaram palestras educativas e apresentações sobre os perigos do uso do plástico e apresentaram nas escolas, nos festivais e nas praias da ilha.

Elas também distribuíram materiais orgânicos e adesivos colados com seu logotipo nas portas de lojas e restaurantes livres do plástico. Elas receberam o apoio de muitas pessoas e empresas famosas, e agora, estão trabalhando em colaboração com a ONU. Elas inclusive chegaram a se apresentar no TED e em vários eventos na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

As meninas receberam o prêmio alemão Bamby, em 2017, pelo feito. Bye Bye Plastic Bags é agora uma grande organização com filiais em vários países. "Provamos que as crianças podem fazer qualquer coisa. Não deixe ninguém dizer que você é muito jovem e não entende alguma coisa", disseram as irmãs. "Nós não dizemos que é fácil. Mas nós dizemos que vale a pena", completou.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está orgulhoso das crianças, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Adme  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+