• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Brasileiro é o mais jovem do mundo em mestrado para Direito em Harvard

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      25/06/19 às 15h20

Parece que temos um recorde aqui, é isso mesmo? Com apenas 19 anos, o brasiliense Mateus Costa Ribeiro é o mais jovem do mundo a conseguir uma vaga em um programa de mestrado em Direito, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo informações do G1, a carta com a confirmação chegou em março deste ano. O processo para formalizar o aceite fora concluído na última semana. O curso em Harvard é correspondente ao mestrado, com previsão de começar em agosto. É interessante perceber também que esse não é o único feito do mesmo jovem. Em novembro de 2018, ele ficou conhecido após se tornar o advogado mais jovem do Brasil a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). Assim sendo, uma coisa acabou levando a outra. Podemos afirmar com todas as palavras que o brasileiro é o mais jovem do mundo a ingressar no mestrado para Direito em Harvard.

"Ainda que eu fosse jovem, ainda que eu fosse um advogado recém-formado, eu seria capaz de talvez enfrentar um desafio maior. Acho que a sustentação mostrou isso de certa forma", informou o garoto prodígio ao G1.

Feito digno de se constar em livros de História

Imaginar receber uma carta que celebra tudo o que você almejara ao longos de seus estudos? E, ainda por cima, ser o primeiro jovem a alcançar o inimaginável? "Aos 19 anos de idade, você será o membro mais jovem do LL.M. Program at Harvard Law School", reitera um trecho da carta de aceite. A Escola de Direito de Harvard é a mais antiga e uma das mais conceituadas de todo o território estadunidense.

"É um ambiente desafiador, a melhor mesa é aquela que você não é o mais inteligente. A mesa de pessoas que te puxam para cima. Essa é a mesa que eu quero, por isso eu estou indo para Harvard". O mestrado vai até meados de maio de 2020. A família providenciará a metade da bolsa de estudos.

Dois grandes recordes

Em julho de 2018, a Ordem dos Advogados do Brasil, no Distrito Federal, entregou a carteira profissional ao advogado mais jovem do país. Aos 18 anos, Mateus Ribeiro se formara justamente na Universidade de Brasília (UnB) e foi aprovado no Exame da Ordem logo de cara.

A trajetória acadêmica começou em 2014, quando o estudante foi aprovado no vestibular da UnB. Com apenas 14 anos (é isso mesmo que você leu), Mateus começou as suas aventuras no meio universitário. Não era para ele ter se matricular na universidade, de acordo com leis regimentares. Até porque ainda cursava o 9º ano do ensino fundamental. Entretanto, uma decisão liminar permitiu que o acesso precoce, desde que passasse em uma prova abarcando todo o conteúdo do ensino médio. Dito e feito. Hoje, o jovem já está se preparando para começar um novo e ambicioso sonho.

É quase inacreditável, não é? Brasileiro é o mais jovem do mundo em mestrado para Direito em Harvard! Conhece algum caso parecido que acontecera na sua cidade ou nos arredores? Em que pé anda os seus próprios sonhos? Não se esqueça de compartilhar suas impressões conosco.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+