Entretenimento

Cabrito mutante ciclope é encontrado em fazenda na Turquia

0

O que você faria se encontrasse um mutante? Estamos falando de um mutante verdadeiro, aterrorizante igual àqueles de filmes de terror ou ficção científica, mas na vida real. Parece que isso não é impossível, já que aconteceu com Ahmet Kartal, que encontrou um cabrito ciclope.

Ahmet Kartal é um fazendeiro da vila de Gokmusa, que é localizada na província de Kilis, na Turquia. Ele é fazendeiro há 25 anos e, em nenhum momento de sua vida, imaginou que teria um encontro com um mutante tão estranho que conquistaria espaço em veículos de imprensa internacionais. Entre seu gado caprino, ele achou um cabrito bem estranho. Esse, em específico, nasceu com uma deformidade que o deixou com uma espécie de olho no meio da testa.

Segundo Ahmet, a descoberta aconteceu em um dia comum em que estava fazendo uma ronda de rotina entre os animais sob seus cuidados. Então, ele notou que uma cabra bebê havia nascido. Ao chegar perto para examinar o novo membro do gado, Katral viu que havia algo de errado. O susto tomou conta quando ele viu que o animal tinha apenas uma abertura ocular no meio da testa, igual à besta da mitologia grega.

Cabrito ciclope

Reprodução

“Eu estremeci quando vi o cabrito pela primeira vez no celeiro. Não fez barulho, mas quando tirei a foto, senti como se ele estivesse me observando”, explicou o pecuarista. “Faço esse trabalho há 25 anos. É a primeira vez que encontro algo assim. Nunca vi ou ouvi falar de tal coisa”.

Infelizmente, Ahmet já declarou que não tem condições de cuidar do cabrito mutante, já que ele necessita de cuidados especiais. “Eu não posso lidar com isso, eu quero que as autoridades o levem embora e possam mantê-lo vivo”.

Ciclopia é mais comum entre bovinos e suínos

Pode parecer algo inimaginável, mas a ciclopia pode ocorrer entre bovinos e suínos com maior incidência. No caso do ciclope da mitologia grega, a besta tem um olho funcional o meio da testa. Contudo, o cabrito mutante tem um soquete orbital com dois pequenos olhos.

Ahmet Uyar, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Hatay Mustafa Kemal, que fica em Antakya, na região sul da Turquia, explicou que o olho central do cabrito aconteceu em decorrência do desenvolvimento conjunto dos olhos.

“Essa condição é conhecida cientificamente como ciclopia”, disse Uyar. “Cada olho deveria estar em um soquete orbital separado, mas, neste caso, ambos os olhos são pequenos e estão em um só soquete orbital.”

O especialista também explicou que o cabrito sofre de uma anomalia no nariz, que tem apenas uma narina, nos ouvidos e na mandíbula inferior, que é maior que o normal. “São anomalias congênitas. É uma condição que, ocasionalmente, encontramos em humanos e animais”.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conta que a ciclopia é rara entre caprinos. Apesar de mais comum em suínos e bovinos, ainda assim, outras espécies podem apresentar a condição também.

Fonte: Olhar Digital

Esse lago contém a mais antiga forma de vida na Terra, de 3 bilhões de anos

Artigo anterior

A curiosa origem do brigadeiro

Próximo artigo