• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cidades se mobilizam para abrigar pessoas e animais durante o frio

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      10/07/19 às 14h10

Para muitas pessoas, o frio é uma justificativa perfeita para retirar aquelas roupas das gavetas que raramente são usadas em outras estações do ano. Ademais, ficar em casa com pelo menos dois pares de blusas de frio e calças de moletom é uma sensação única. Não queremos tirar isso de você, porque está para existir algo mais confortável do que aproveitar o tempo ameno e assistir aquela série cheia de episódios acumulados. Contudo, é importante frisar que essa realidade não se encontra tão fácil por aí. As pessoas em situação de rua, bem como animaizinhos abandonados, nos lembram da dura realidade de nossas ruas e cidades. Tudo fica mais complicado quando não podemos compartilhar sensações tão boas quanto aproveitar o friozinho de dias silenciosos. Entretanto, para minimamente reverter esse cenário, cidades se mobilizam para abrigar pessoas e animais durante o frio.

Com a ajuda de voluntários, a Paróquia de São João Batista/São Paulo abrigou pessoas em situação de rua na última sexta. A ação foi impulsionada pela onda de frio e manteve-se ativa no restante do último final de semana. Essas pessoas foram abrigadas no salão de festas da igreja, que tem capacidade para 70 pessoas. Além disso, um shopping no hemisfério norte, mais precisamente na cidade de Istambul/Turquia, decidiu abrir as portas para os animais logo após o expediente.

Todas as noites, durante o inverno, os funcionários do espaço deixam os animais passarem as noites lá dentro. O objetivo é simples, mas dignificante: protegê-los do frio. O shopping é o Atrium Mall e esta iniciativa começou no inverno de 2017, quando a cidade sofreu uma forte nevasca.

A iniciativa de São Carlos, em São Paulo

Com a ajuda dos voluntários da Paróquia de São João Batista, esse último final de semana foi diferente para as pessoas que estão em situação de rua. "Um guarda aposentado que mora perto do mercado passou avisando que teria uma sopa quente aqui e poderia descansar", disse Souza ao G1. Essa ação fora realizada por 50 voluntários da comunidade. Eles se dividiram em turnos para preparar a estrutura e receber todos no salão de festas da paróquia.

Os perfis das pessoas atendidas são diversos. Cada uma tem uma história de vida para contar. Muitos não tiveram oportunidade de ao menos planejá-la. "Minha família eu não vejo mais. Meu pai morreu, minha mãe morreu também há 20 anos", disse Carlito José de Pereira. Com a chegada da frente fria, a vida dos moradores em situação de rua fica ainda mais complicada.

"Difícil, quando molha as coisas ainda porque não tem onde guardar, aí tem que deixar em algum lugar, ensacar para dormir na rua de novo", afirmou Fernando Souza. No entanto, a iniciativa em São Carlos (SP) trouxe esperança e um quentinho no coração de muita gente.

A iniciativa do Atrium Mall, na Turquia

Muitas pessoas contribuem com o shopping para proporcionar todos os cuidados necessários aos animaizinhos que precisam de proteção. Elas levam água, comida e cobertores para que possam suportar o rigoroso inverno da cidade de Istambul. Além disso, os voluntários forram o chão com papelão para que os bichinhos não se deitem ao relento gelado. Também deixam diversos potinhos de água e ração espalhados pelos corredores do shopping.

Existem diversos locais do nosso país que, apesar do clima tropical, também possuem invernos gelados. O exemplo de Istambul felizmente não está completamente isolado. A ação na Paróquia de São João Batista fomenta os cuidados para quem sente o frio na pele, fornecendo-nos modelos de boas ações nacionalmente. As cidades se mobilizam para abrigar pessoas e animais durante o frio, sendo as iniciativas extremamente oportunas.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+