Ciência e Tecnologia

Conheça 5 projetos da NASA que vão além de exploração espacial

0

É claro que a agência espacial americana, a NASA, é uma organização federal focada na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas para a exploração espacial. Isso todo mundo está cansado de saber. Afinal, sem ela, o homem nunca teria ido à Lua há 50 anos atrás.

E de fato, a NASA é referência mundial quando o assusto é exploração espacial. E depois da missão Apollo, ela se tornou sinônimo de excelência nesse quesito. Mas o que muita gente talvez não saiba, é que ela também tem outros campos de pesquisa. E mais, que muito dos materiais científicos produzidos por ela são de domínio público. Muito além das missões espaciais, a NASA também tem ações e projetos voltados para a educação, sustentabilidade, negócios e outros. E o que dizem: nem só de exploração espacial viverá a NASA. Trocadilhos à parte, vamos conhecer um pouco desses projetos desenvolvidos pela NASA que têm foco em outros campos, além da exploração espacial.

1 – SBIR- Small Business Innovation Research

O SBIR- Small Business Innovation Research é um programa que visa fomentar a pesquisa com potencial de aplicação comercial. No caso desse programa, o SBIR foca em estimular a inovação tecnologia de pequenos empreendimentos da pesquisa científica de interesse nacional.

2 – STTR- Small Business Technology Transfer

Já o STTR- Small Business Technology Transfer, também é focado em estimular a pesquisa. Mas nesse caso, o STTR busca expandir oportunidades de financiamento federal em inovação. Assim, ampliando as parecerias entre o setor público e privado para que pequenas empresas e instituições de pesquisa possam trabalhar juntos. Nesse programa, atualmente, existem 22 áreas de foco, que incluem campos como Propulsão, Energia, Robótica, Sensores, Materiais e muitos outros. Segundo relatório divulgado, juntos, esses dois programas da NASA já investiram mais de 3,3 bilhões de dólares em pequenos empreendimentos.

3 – STEM- Science, Technology, Engineering and Mathematics

Agora, quando falamos sobre educação, é importante ressaltar uma outra iniciativa da NASA. Esse, em especial, foca em difundir a educação entre os jovens para carreiras relacionadas à ciência e tecnologia. O projeto STEM- Science, Technology, Engineering and Mathematics tem o intuito de criar oportunidades para estudantes contribuírem com o trabalho desenvolvido na agência espacial, em termos de exploração e descoberta.

A NASA fornece um diversificado material de apoio para professores do ensino fundamental até o ensino superior. O programa ainda oferece diversas atividades. E vão desde oportunidade para os alunos conhecerem os astronautas na Estação Espacial Internacional, até a promoção de debates com seus especialistas.

4 – NASA- Sustainability Base

Além disso tudo, a NASA ainda aplica a sua tecnologia espacial à sustentabilidade. Existe um projeto individual focado apenas em áreas da engenharia e interface. Como, por exemplo, medicina, astronomia e biologia focadas na construção sustentável. Fundado em 2007, a agência criou o projeto conhecido como NASA- Sustainability Base, que visa renovar as edificações do governo, visando a sustentabilidade. O projeto segue quatro elementos básicos. Usar o máximo do local, empregar tecnologias para diminuir o consumo de energia e água, instalar sistemas modernos de monitoramento e criar um laboratório de pesquisa de sustentabilidade.

5 – Goddard Space Flight Center

Pensando na preservação da informação, a NASA faz o uso da iniciativa Goddard Space Flight Center, que é basicamente um escritório de gestão de conhecimento. Lá, são desenvolvidas atividades de discussão para desenvolver o conhecimento e expandir as ideias, ao invés de simplesmente transmitir informações. É um projeto educacional que visa o aprendizado e a reflexão dos participantes.

E você, já sabia do envolvimento da NASA com esses tipos de iniciativa? Conta para a gente o que você achou e compartilhe com os seus amigos.

7 filmes ótimos onde todo mundo morre no final

Matéria anterior

7 piores tipos de personalidades para você evitar

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.