icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça a história de Dungeons & Dragons, o RPG mais famoso de todos os tempos

POR Erik Ely EM Entretenimento 20/12/19 às 16h47

capa do post Conheça a história de Dungeons & Dragons, o RPG mais famoso de todos os tempos

Pode ir guardando o seu videogame na gaveta, porque, agora, nós vamos para o mundo dos tabuleiros. Para quem não sabe, o gênero de jogos eletrônicos, RPG, é inspirado no clássico Dungeons & Dragons (em tradução, masmorras e dragões). Um jogo que, no início da década de 1970, era confuso e tinha suas regras todas cabendo em apenas três páginas. No entanto, hoje, a obra já passou por diversas versões, e se tornou o RPG mais famoso de todos os tempos.

Também conhecido como D&D, o jogo necessita apenas de dados, regras, papel, lápis, e claro, de imaginação. Contudo, bem como os jogos modernos, há ataques, magias, níveis. Mas, com um diferencial que o faz ser único, a magia do role-playing game (RPG), que oferece ao jogador, um 'jogo de interpretação' e infinitas decisões para se tomar.

Muito mais do que 'Masmorras e Dragões'

No final da década de 1960, os wargames (jogos de guerra) eram extremamente populares nos Estados Unidos. Basicamente, esses eram jogos de tabuleiro de estratégia militar, em sua maioria, baseados em guerras reais. No entanto, os elementos de fantasia estavam se tornando, cada vez mais populares, nesse jogos. E com essa demanda, se tornou, cada vez mais comum, edições com regras que complementassem esses jogos. Em sua maioria, essas regras usavam elementos medievais e fantasiosos, como dragões, por exemplo.

Mas, mesmo que o universo dos wargames se tornasse cada vez mais fantasioso, sua estrutura é um tanto quanto "travada". Isso porque, havia miniaturas e as regras se baseavam apenas em estratégias de combate. Com isso, Dave Arneson e David Wesely, dois desenvolvedores de wargames, começaram a desenvolver as primeiras ideias, do que seria o RPG, mas ainda longe de algo concreto. Somente quando os dois se encontraram com Gary Gygax, um outro criador de jogos, é que D&D começou a surgir.

Eles jogaram um partida de Blackmoor, mas as regras ainda eram muito limitadas. Foi aí que eles começaram a elaborar um rascunho de uma nova forma de como jogar. Para se ter uma ideia, Arnerson chegou a escrever mais de 100 páginas, com as suas ideias. Depois disso, não havia dúvidas de que se tratava de um novo jogo, diferente dos wargames. Assim, em 1974, Dungeons & Dragons foi oficialmente lançado. Sendo que, somente no primeiro ano, o jogo vendeu 1000 cópias. Além disso, no segundo ano, ele vendeu 3000 cópias e não tinha previsão para parar de crescer.

Por onde começar a jogar?

Hoje, quase 50 anos depois de nascimento, o "D&D original" já passou por diversas versões, e se tornou o jogo de maior sucesso, de todos os tempos. No entanto, somente no ano 2000, é que a versão mais simples foi descontinuada, para dar lugar para sua terceira edição. Atualmente, é possível encontrar o jogo em sua versão de D&D 5.0, lançada em 2016.

Desde que foi lançado, o sistema de regras do jogo influenciou diversas outras aventuras. Bem como os famosos jogos de Star Wars e também, Call of Cthulhu, que se baseia no conto de H. P. Lovecraft. Além disso, o jogo também serviu como referência, para diversos nomes da cultura pop, como Hora de Aventura, Caverna do Dragão, Game of Thrones e Stranger Things, que inclusive aparece na série, como o próprio jogo de tabuleiro.

Por fim, por mais que o jogo pareça complicado, ele não é. Com o tempo, é possível entrar na brincadeira e até mudar as regras de acordo com a necessidade. Afinal, o mais importante é se divertir com os amigos, quando se joga um RPG, como Dungeons & Dragons.


Próxima Matéria
Via   AMBROSIA     RPG Next     UniversoRPG     GURPZine  
Imagens CBR The Mary Sue
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest