• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça esse antepassado estranho e distante dos seres humanos

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      05/02/19 às 14h00

O 'antepassado humano mais antigo' é basicamente uma bolha milimétrica, que não possuía ânus e era formado por uma boca de quase o tamanho total de seu corpo. O fóssil data de cerca de 540 milhões de anos e é conhecido como Saccorhytus, que vivia entre grãos de areia nos antigos oceanos

Ele possuía um corpo parecido com uma bolha, simétrico, coberto por músculos e uma pele muito fina. Além de um grande boca rodeada por quatro pequenos cones. Vestígios do animal foram encontrados recentemente na China, junto de outras 45 criaturas, que lançaram uma nova luz sob o que sabíamos sobre a evolução do homem. A descoberta foi publicada na revista Nature.

Nossos avós de 540 milhões de anos

"A olho nu, os fósseis que estudamos parecem minúsculos grãos pretos. Mas, sob o microscópio, o nível de detalhe era de cair o queixo", disse o professor, Simon Conway Morris, membro da equipe de pesquisa, à BBC News. A conexão desse ser microscópico conosco pode ser rastreada até quando ainda havia apenas dois grupos principais de organismos: deuterostômios e protostômios.

Os deuterostômios, cujo nome significa "boca em segundo lugar", originalmente desenvolviam o ânus antes da boca quando no estágio embrionário. Este grupo é que se transformou em vertebrados. Os primeiros deuterostômios que conhecíamos eram de 510 a 520 milhões de anos atrás. Essa criatura encontrada na China viveu há 540 milhões de anos, criando uma importante lacuna na pesquisa evolutiva.

"Todos os deuterostômios tinham um ancestral comum, e achamos que é este que estamos vendo aqui.", afirmou Morris. Curiosamente, esses novos fósseis aparentemente não possuem ânus, o que levou os pesquisadores a acreditarem que os Saccorhytus utilizavam esses pequenos cones ao redor de suas bocas para evacuarem. Tais cones ainda podem representar a versão primária das brânquias.

Este não é o animal (fóssil) mais antigo já encontrado, porém, é o mais antigo que pode estar ligado aos humanos. Se nossos corpos são simétricos, podemos ter herdado isso do Saccorhytus. Interessante, não?

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+