Curiosidades

Conheça o carro voador futurista que já tem 2.850 encomendas

0

O desejo de um carro voador sempre permeou a sociedade. Alcançar esse sonho se provou não ser tão fácil, mas mesmo assim, empresas não desistiram de fazê-lo virar uma realidade. Por exemplo, a Alef Aeronautics, empresa de carros voadores que tem apoio da SpaceX, disse ter 2.850 encomendas para o seu carro voador, que na realidade é um veículo elétrico futurista de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Esse carro voador se chama Alef  Model A e deve custar aproximadamente 300 mil dólares, cerca de 1,5 milhão de reais. De acordo com a empresa, quem estiver interessado no veículo pode pré-reservá-lo fazendo um depósito de 150 dólares, cerca de 750 reais.

Mesmo ainda não tendo sido vendido, por conta das mais de 2.850 encomendas, o Alef Model A é o eVTOL mais vendido da história.

A apresentação oficial do carro voador aconteceu no Mobile World Congress. Ele foi apresentado como um modelo de meio tamanho, parecendo com um carro real, mas com umas espécie de escudo para proteger os rotores em seu interior para fazer com que o ar flua através do modelo.

O que faz o Alef Model A ser diferente é que ele realmente é parecido com um carro, ao contrário da maior parte das opções do mercado que se parecem mais com um jato tendo asas presas em suas laterais, ou então a helicópteros.

Carro voador

Olhar digital

De acordo com a empresa, o Alef Model A é o “primeiro veículo voador da história”. Ele foi projetado especialmente para ser dirigido na estrada, mas também conseguirá voar.

Para ser dirigido na estrada, o veículo usa quatro motores pequenos em cada uma das rodas. Seu funcionamento é bem parecido com o de um carro elétrico normal

Enquanto que para voar, as oito hélices tanto na frente como atrás do carro giram de forma independente em várias velocidades para fazer com que o modelo possa voar em qualquer direção. Tanto é que, depois que ele decolar, o carro pode virar para o lado enquanto o cockpit gira para que o motorista sempre fique virado para a frente

No ar, o modelo consegue chegar a 177 quilômetros por hora, já na estrada ele atinge 56 quilômetros por hora.

Ao todo, o Alef Model A pesa 850 quilos, o que lhe qualifica como um veículo ultraleve. As primeiras unidades dele devem ser entregues em 2025, depois que a empresa conseguir as aprovações regulatórias necessárias.

Em 2023, a Administração Federal de Aviação dos EUA deu à Alef um certificado especial de aeronavegabilidade, que lhe permitiu finalidades limitadas, como exposição, pesquisa e desenvolvimento do seu carro voador.

Futuro

Além do Alef Model A, outros carros voadores também já estão sendo vendidos nos EUA. No caso, o chamado Lilium Jet e é feito com uma tecnologia de ponta, além de ter um ótimo desempenho e luxo. E claro que por conta disso tudo o preço desse carro voador não é um valor camarada.

A possibilidade de compra desse tipo de veículo foi confirmada em outubro do ano passado e, logicamente, é vista como um marco e um ponto de virada para esse setor. Até porque, o mercado norte-americano é considerado o maior em aviação privada do mundo.

Esse “carro voador” é na realidade uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) feita pela Lilium, uma startup de aviação alemã. A cabine do veículo pode ser configurada para caber até seis pessoas, além do piloto. Mas uma configuração sem nenhum assento também pode ser feita para que cargas sejam transportadas.

carro voador pode chegar a uma velocidade máxima de 280 quilômetros por hora, tendo uma autonomia estimada de 250 quilômetros por cada carga. Para isso foram desenvolvidas baterias de alta densidade específicas para esse veículo. Quem as desenvolveu foi a também alemã Customcells.

E ao contrário da maior parte dos carros voadores atuais, o Lilium Jet adapta a tecnologia de motores a jato, que é usada na maior parte dos aviões comerciais, para o veículo através de um sistema de rotor/estator de estágio único movido por um motor elétrico.

Esse sistema é pioneiro e, de acordo com a empresa, ele tem um desempenho excepcional. Além disso, seus níveis de ruídos são diminuídos e ele é capaz de levar uma carga útil maior do que os outros modelos.

Como dito, todo esse luxo e desempenho oferecidos fazem com que o preço desse carro voador não seja dos mais atrativos. Tanto é que, quem quiser ter um deles em casa terá que desembolsar entre sete e 10 milhões de dólares, equivalente a 50 milhões de reais.

Quem irá revender o Lilium Jet é a EMCJET, uma empresa de corretagem e gerenciamento de aeronaves do Texas. Até 2030, essas revendas serão feitas somente para vendas privadas.

Até o momento, esse carro voador está disponível em Austin, Houston, Dallas e San Antonio, mas tem a promessa de que ele estará disponível em todo os Estados Unidos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, YouTube

Placa tectônica do Pacífico começa a rachar

Artigo anterior

Repelentes contra dengue são tóxicos para os pets?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido