Curiosidades

Entenda como funciona o PIX parcelado e como não se endividar com ele

0

Em 2020, o Banco Central criou o PIX. Ele é um sistema de pagamento instantâneo que serve como uma alternativa para o envio e recebimento de dinheiro de uma maneira mais rápida. Hoje em dia, o PIX é o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros.

Por conta disso, essa forma de pagamento está se reinventando e se adequando ao que os usuários dela precisam e desejam. Um exemplo disso foi que, tanto bancos como fintechs começaram a oferecer o serviço de PIX parcelado.

Embora essa forma de pagamento não seja uma coisa oficial do Banco Central, pelo menos até o momento, essa forma funciona, na realidade, como um tipo de oferta de crédito. Por ser uma coisa nova, muitas pessoas não entendem direito como ela funciona. Por isso, falamos dela aqui.

Quando uma pessoa aceita o PIX parcelado em um banco, na realidade, ela está pedindo ao banco um adiantamento no valor que será transferido para que ela consiga fazer o pagamento a alguém ou a uma empresa. Com isso, o recebedor tem o dinheiro na hora, mas para o pagante o valor será reembolsado em parcelas com juros.

Algumas das instituições que já estão oferecendo essa forma de PIX parcelado são o banco Santander e as fintechs Mercado Pago, Digio e Picpay. Além delas, Boletoflex e Superdigital são outras empresas que também oferecem essa modalidade. As taxas cobradas para essa modalidade variam de 2 a 3,99%.

No Santander, por exemplo, as quantias pagas pelo PIX podem ser divididas em até 24 vezes. Já nas contas digitais, a dívida é criada a partir do saldo que a pessoa tem no cartão de crédito.

Cuidado

DIgio

Essa modalidade de PIX pode parecer vantajosa olhando pela primeira vez. Contudo, o problema de optar por ela é o mesmo de sempre: a grande possibilidade de se endividar.

Embora as taxas de juros sejam relativamente baixas, o PIX parcelado não é muito diferente de outras formas de criar um rombo no orçamento, como por exemplo, empréstimos com juros, pagamento parcial de uma fatura do cartão de crédito ou cheques pré-datados.

Claro que se a pessoa precisar pagar com o PIX parcelado, mas está contando com um dinheiro para receber em curto prazo e que seja o bastante para cobrir o gasto com o PIX, então está tudo bem. O problema é quando os ganhos não chegam a tempo ou então não são o suficiente para pagar as parcelas.

Para que isso seja evitado, o importante é usar a velha dica, porém eficiente, de sempre tomar cuidado para não pegar valores maiores do que se ganha normalmente. Além disso, também é bom anotar os gastos feitos, tanto a vista como a prazo, e os somar com frequência para ter uma noção do valor total a ser pago no fim do mês. E claro que a maior dica é evitar comprar coisas supérfluas quando o orçamento estiver apertado.

PIX parcelado

Seu crédito digital

Por mais que as instituições começaram com essa modalidade primeiro, o Banco Central já anunciou sua própria modalidade de PIX parcelado. O nome provisório é PIX Garantido. No entanto, a modalidade ainda não tem data para entrar em vigor.

Essa modalidade irá permitir que o usuário fracione os valores para datas futuras no seu popular sistema de pagamentos em uma ou mais parcelas. Assim como já acontece na função feita pelas instituições, o beneficiário irá receber o dinheiro todo de uma vez.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o uso importante e esperado do PIX Garantido é que ele ajude a manter o ritmo de doações para campanhas de solidariedade após desastres naturais, já que o ritmo de doações tende a diminuir nas semanas seguintes às tragédias.

Dessa maneira, o doador pode se programar para doar um valor maior para um PIX de uma campanha e conseguir pagá-lo a prazo em vários meses. Ainda não está claro se essa modalidade do Banco Central terá ou não juros nas parcelas.

Fonte: Canaltech

Imagens: Digio, Seu crédito digital

Frascos de 3,4 mil anos revelam como era o banquete funerário egípcio

Artigo anterior

O Exorcista: desmaios, terror e mais curiosidades dos bastidores

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido