Mundo Animal

Espécie nova de cobra foi descoberta por um post no Instagram

0

Como já cansamos de falar por aqui, poucas coisas são mais interessantes do que o mundo animal. Em suma, porque nele se pode encontrar diversas espécies, seja terrestre, aquática ou voadora. Ademais, existem animais de todos os tamanhos, tipos e com suas características próprias. E dentre os animais, a cobra geralmente não é um dos mais amados pelas pessoas.

Nesse ínterim, alguns as acham simpáticas, mas a maioria tem pavor. Mesmo assim, elas estão entre os animais que mais provocam fascínio nas pessoas. São milhares de espécies ao redor do mundo e aparentemente ainda não foram descobertas todas as espécies existentes.

Cobra

Nesse sentido, a natureza tem sempre o poder de nos surpreender. Um exemplo disso foi a descoberta dessa nova espécie de cobra. Isso aconteceu durante o período de isolamento social imposto por conta da pandemia do COVID-19. Nesse tempo, o estudante Virendar Bhardwaj explorou bastante o quintal da sua casa, na cidade de Chamba, na Índia. Ele tirava fotos dos animais que observava por lá.

Ele compartilhou uma dessas fotos feitas em seu Instagram em junho do ano passado. A foto circulou até chegar no herpetologista Zeeshan A. Mirza. Olhando para a foto, o especialista em cobras não conseguiu identificar qual era a espécie da pequena cobra preta e branca com uma língua bifurcada que Bhardwaj tinha fotografado.

O animal era de uma espécie de cobra do Himalaia que ainda não tinha sido identificada pela ciência. Então, os pesquisadores a estudaram e escreveram um artigo, pela primeira vez, no começo de novembro do ano passado.

Nova espécie

Aventuras na História

Para confirmar que a cobra fotografada por Bhardwaj era realmente de uma espécie nova,  Mirza, do Centro Nacional de Ciências Biológicas da Índia, e sua equipe fizeram várias análises. Como resultado, eles viram que realmente a cobra era de uma espécie nunca antes identificada.

Batizaram a cobra de Oligodon churahensis, em homenagem ao local onde ela foi descoberta, o Churah Valley.

“A descoberta de novas espécies não é surpreendente, pois o Himalaia Ocidental tem sido pouco explorado em termos de sua diversidade herpetofaunal”, disseram os pesquisadores.

Descoberta

Smithsonian Mag

Depois dessa nova descoberta feita, os pesquisadores ressaltaram que eles estão com uma expectativa alta de que a nova espécie leve a uma exploração maior da área que ela foi encontrada. Além disso, esse incentivo pela ciência se estende não apenas à comunidade científica, como também aos moradores da região.

“Ultimamente, as pessoas querem viajar para pontos remotos da biodiversidade para encontrar espécies novas ou raras, mas se olharmos para seu próprio quintal, pode-se acabar encontrando uma nova espécie ali mesmo. É bastante interessante notar como uma imagem do Instagram levou à descoberta de uma cobra tão bonita que era desconhecida do mundo”, concluiu Mirza.

Fonte: Aventuras na História

Imagens: Instagram, Aventuras na História, Smithsonian Mag

10 celebridades que morreram de overdose

Matéria anterior

2024: a próxima viagem humana à Lua

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos