CuriosidadesHistória

Esse é o instrumento mais antigo do mundo

Flauta
0

A música faz parte da humanidade desde cedo. Existem diversos estudos que apontam uma correlação entre o desenvolvimento humano e a música. Por exemplo, o Frontiers in Psychology publicou um artigo que destaca como a atividade musical é uma das melhores formas de expressão, comunicação e integração de uma comunidade. Além disso, existem ainda os impactos biológicos envolvidos.

Sendo assim, sabendo que a música fez parte no próprio desenvolvimento humano, como ela era antigamente? Veja qual é o instrumento musical mais antigo do mundo.

Flauta

Flauta

Flauta pré-histórica (Museu Nacional da Eslovênia)

Escavações arqueológicas em cavernas e cordilheiras da Europa e do Sudeste Asiático encontraram cerca de 30 exemplares de flauta feitos de osso. O material era especificamente tíbia de abutre, fêmur de urso e marfim de mamute. Dessa forma, os instrumentos são datados do período paleolítico superior, ou seja, possuem entre 43 mil e 82 mil anos! De acordo com essa descoberta, a flauta é o instrumento mais antigo do mundo.

Isso fortalece a teoria de que os primeiros seres humanos modernos utilizavam esse objeto como um instrumento de integração social ou então em rituais religiosos. Incrivelmente, os cientistas também descobriram uma escala musical, calculada por meio da disposição dos buracos das flautas.

Na Babilônia e na Suméria, galhos ocos eram usados por feiticeiros como instrumento de convocação de deuses. Com eles, seria possível controlar a natureza. Além disso, hieróglifos do período pré-dinástico do Egito revelam que o osso foi substituído pelo bronze. Assim, essa fabricação foi popularizada no mundo árabe.

Apito

Apito indígena

Apito indígena (Museu Metropolitano de Arte)

Na mesma lógica da flauta, o apito também é um instrumento de sopro extremamente antigo. Ele tem entre 20 mil e 30 mil anos e tinha a função de comunicar a localização de tribos. Outra função seria imitar o canto de pássaros.

Harpa

Harpa antiga

Harpa antiga (Museu Britânico)

Fugindo dos instrumentos de sopro, a harpa tem entre 3000 e 3500 anos. Várias harpas foram encontradas em fossos e tumbas reais na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Já a sua fama aconteceu na Pérsia e na Grécia antiga.

Tambor

Tambor barra do leste africano

Tambor barra do leste africano (Dunum)

Acredita-se que o tambor tenha entre 4350 e 7500 anos, tendo as primeiras batucadas na China, no período Neolítico. Os instrumentos eram pandeiros encapados com pele de jacaré e de tronco de árvores. Já na Europa e na África, os tambores tinham a missão de anunciar o nascimento de heróis e encorajar os guerreiros.

10 coisas bizarras que as pessoas fazem para reverter a idade

Matéria anterior

Brasileira casa consigo mesma e depois se divorcia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos