CuriosidadesMundo Animal

Esse é o pássaro mais Instagramável do mundo, de acordo com a ciência

0

O nosso mundo é extremamente diverso e amplo. Há diversidade em tudo, desde os povos, culturas, à fauna e à flora. A prova disso que estamos falando é o reino animal, inclusive é o mais fácil de perceber tudo isso. Existem animais de todos os tipos, tamanhos e com funções diferentes.

Uma das maiores evoluções desde os tempos passados foi a dos pássaros. Esses “donos” do céu conseguem encantar qualquer um com suas cores, tamanhos e voos acrobáticos. Existem mais de 10 mil espécies de pássaros no mundo. A variedade é imensa, e existem pássaros de todos os tamanhos. Indo do enorme avestruz até o pequeno beija-flor abelha.

Cada um tem sua característica própria e consegue fascinar as pessoas por ela. Alguns deles tem a feiura como seu único elemento de fama. E de acordo com um novo estudo, essa característica pode fazer com que esses pássaros sejam os mais excepcionais de todos.

Pássaro

Esse é o caso do Frogmouth. Esse pássaro noturno com uma cara de Muppet foi nomeado como o “pássaro de aparência mais infeliz do mundo” em um artigo em 2004. Contudo, agora os cientistas do jornal “i-Perception” elegeram o pássaro como “o mais Instagramável da Terra”.

O que isso quer dizer exatamente? Não quer dizer que o pássaro apareça em mais fotos no Instagram do que outros. Até porque, os pesquisadores olharam 27 mil fotos de pássaros, e dessas, apenas 65 eram do Frogmouth.

Entretanto, nessas 65 fotos o pássaro ganhou muito mais curtidas do que esperado. E muito mais curtidas do que qualquer outra espécie de pássaro, tendo como base o número de usuários que provavelmente viriam essas fotos.

No estudo, os pesquisadores analisaram as fotos postadas por nove das contas de pássaros mais seguidas no Instagram. Foram elas: @best_birds_planet, @best_birds_of_world, @nuts_about_birds, @birdfreaks, @birdsonearth, @bestbirdshots, @audubonsociety, @bird_brilliance, @ your_best_birds. Todas elas juntas tem um público de quase 3,5 milhões de seguidores.

Instagramável

Tendo isso em mente, para julgar a capacidade de um pássaro ser Instagramável, os pesquisadores calcularam o número esperado de curtidas que cada foto deveria receber se baseando na hora em que a foto foi postada e no número de seguidores que a conta tinha.

As fotos mais curtidas do que era esperado tiveram uma pontuação positiva. E aquelas que tiveram menos curtidas tiveram uma pontuação negativa. Alguns fatores  estéticos pareciam aumentar de forma consistente as curtidas nas fotos.

Por exemplo, os pesquisadores disseram que pássaros com plumagem azul e amarela tinha uma pontuação alta consistente e maior do que aqueles com epnas amarelas ou verdes.

Os pesquisadores descobriram que os pássaros tendiam a ter um desempenho melhor nas fotos quanto mais originais e incomuns eles pareciam ser. Além do Frogmouth, outros pássaros com uma aparência incomum também pontuaram alto no estudo.

Características

Como por exemplo, “pombos coloridos com plumagem decorativa, o turaco esmeralda com suas penas em forma de coroa e a poupa,  também usando uma coroa de penas distinta e exibindo as penas de alto contraste típicas” escreveram os pesquisadores.

E no fim dessa lista ficaram duas aves marinhas, o maçarico e o ostraceiro. Eles chamavam pouca atenção das pessoas no Instagram, assim como as cegonhas e os abutres.

Os pesquisadores disseram que a vitória do Frogmouth foi uma “questão de justiça poética”. Já que o pássaro uma vez foi considerado o “de aparência mais infeliz”.

Ciência mostra que gatos adoram sentar em caixas ilusórias

Matéria anterior

Como a morte de Vincent Chin galvanizou a luta pelos direitos dos ásio-americanos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.