• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 grandes eventos que foram afetados por coincidências

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      03/05/19 às 19h42

É impressionante como a vida pode nos surpreender com acontecimentos e consequências inesperadas. Em outras palavras, as pequenas variações nas condições iniciais podem ter efeitos profundos e amplamente divergentes em um sistema. Tais sistemas caóticos são imprevisíveis por sua própria natureza. Inclusive, essa ideia tornou-se a base de um ramo da matemática conhecido como Teoria do Caos, que tem sido aplicado em inúmeros cenários desde a sua introdução. Este ramo da matemática chegou a questionar algumas leis fundamentais da física, particularmente aqueles propostos por Sir Isaac Newton sobre a natureza mecânica e previsível do Universo. O outro lado da moeda corresponde ao que entendemos por coincidência. Os matemáticos Persi Diaconis e Frederick Mosteller, em artigo publicado no ano de 1989, consideraram definir conceito de coincidência como "um evento raro". No entanto, acabaram reavaliando-o com base em pesquisas mais cuidadosas. Por fim, entraram em comum acordo: a coincidência, percebida como significativamente relacionada, advém de eventos sem conexão causal aparente. Bom, não sei se entendi bem. Talvez você também não. Por isso, preparamos uma lista com 7 grandes eventos que foram afetados por coincidências. Quem sabe não aprendamos o conceito em sua prática, não é mesmo?

É incrível como um pequeno evento pode incitar toda uma cadeia de consequências, levando-nos à descobertas importantes. Os casos a seguir nos dão uma base maior sobre como o ordinário pode desempenhar relevante papel em eventos extraordinários.

1. Um dos maiores incêndios da Califórnia começou com um sinal de socorro

Em 2003, um dos maiores incêndios da história da Califórnia destruiu 2.820 edifícios (dos quais 2.223 eram edifícios residenciais), 15 pessoas morreram e US $ 1,3 bilhão em patrimônios foram danificados. O estrago começou de uma maneira totalmente inesperada. Certo caçador estava perdido na floresta e decidiu fazer uma fogueira para atrair a atenção dos socorristas. Ele rapidamente perdeu o controle do fogo e desencadeou um desastre natural.

2. Os piratas do Caribe "sequestraram" o sistema métrico dos Estados Unidos

Em 1793, os novos Estados Unidos da América precisavam de um sistema de medição padrão, porque os estados estavam usando uma mistura de sistemas. "Por exemplo, em Nova York, eles usavam sistemas holandeses e, na Nova Inglaterra, usavam sistemas ingleses", diz Keith Martin, da biblioteca de pesquisa do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

O secretário de estado na época, Thomas Jefferson, sabia de um novo sistema francês e achava que era exatamente o que os Estados Unidos precisavam. Ele escreveu para seus amigos na França, e os franceses enviaram um cientista chamado Joseph Dombey, carregando um pequeno cilindro de cobre com uma pequena alça no topo.

Este objeto foi planejado para ser um padrão para pesagem de coisas, parte de um sistema de pesos e medidas desenvolvido na França, agora conhecido como sistema métrico. O peso do objeto era de 1 quilograma.

Infelizmente, Dombey nunca chegou aos Estados Unidos, pois seu navio foi capturado por piratas. O cientista até tentou fingir ser um marinheiro espanhol, mas tinha sotaque demais e pouco conhecimento da língua. Os piratas queriam exigir um resgate e prenderam-no em Montserrat, mas ele morreu preso e sua valiosa carga não caiu nas mãos certas. Esse é um dos grandes eventos que foram afetados por coincidências.

3. Uma queda de energia levou à popularidade do hip-hop

O ano de 1977 não foi fácil para Nova York: a crise financeira piorava cada vez mais. A situação já tensa chegou ao limite em 13 de julho, quando a maior parte da cidade se viu sem eletricidade devido à descargas elétricas em subestações. Tudo isso contribuiu para o início de tumultos, incêndios provocados e saques. Entre os saqueadores estavam DJs novatos e rappers. Quando chegaram às lojas de eletrônicos, muitos não perderam a oportunidade de pegar equipamentos de som que nunca poderiam comprar.

Até 13 de julho de 1977, o hip-hop existia, mas não era conhecido fora do Bronx. No entanto, depois de uma noite sem eletricidade, muitos novos DJs apareceram. Depois de várias décadas, músicos já populares admitiram, sem esse incidente, talvez não tivessem tido a chance de serem reconhecidos pelas suas artes.

4. O Velcro & Eu

O engenheiro suíço Georges de Mestral estava acostumado a tirar restos de bardana do pelo de seu cão depois de uma caminhada. O cientista ficou interessado em saber como a planta possui tal tenacidade e decidiu examiná-la sob um microscópio. Ele viu minúsculos ganchos e, por isso, teve uma ideia para sua invenção. Georges passou oito anos trabalhando no "velcro".

O mundo conheceu sua criação no New York Fashion Week de 1959. Desde então, sua invenção tem sido muito popular em todo o mundo, inclusive entre cosmonautas, mergulhadores e esquiadores.

5. O pobre urso que Roosevelt decidiu não matar deu origem ao "Ursinho de Pelúcia"

A história do surgimento do famoso ursinho de pelúcia é bastante trágica. Em 1902, o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, viu um urso amarrado por caçadores em uma árvore. O político foi levado ao local para poder atirar na presa, mas se recusou por achar que esse tipo de comportamento era antidesportivo.

Essa história entrou nos jornais e foi retratada em uma caricatura. Com o tempo, o urso se transformou em um urso fofinho. Os detalhes do dia foram desgastados, mas a ideia permaneceu: "Teddy (apelido de Roosevelt), que se recusou a atirar em um filhote de urso".

Uma dessas caricaturas chamou a atenção de Rose Michtom, uma emigrante da Rússia e dona de uma loja de brinquedos. Ela gostou tanto da foto que costurou um urso parecido e colocou na vitrine da loja com a seguinte alcunha: "Ursinho de pelúcia".

Meio triste, não é? De qualquer forma, apesar de trágico, esse é um dos grandes eventos que foram afetados por coincidências.

6. A mordida de um macaco mudou a história do mundo

Em 1920, após a assinatura do Tratado de Sevres, a Grécia recebeu uma parte significativa do território da Turquia. No entanto, nesse mesmo ano, o rei Alexandre I foi mordido por um macaco enquanto passeava por um jardim. Três semanas depois, Alexandre morreu de sépsis.

Seu pai, Constantino I, que tinha sido forçado a deixar o país por causa de sua aliança com os germânicos, retornou à Grécia e voltou ao trono. A Grécia não estava pronta para a guerra, mas as ações do novo governante levaram a um conflito com os turcos. Os gregos sofreram uma derrota humilhante e perderam seus antigos territórios.

E, a partir daí, a história tomou outro rumo.

7. A decisão mágica de uma garota

Antes de poder publicar a história de Harry Potter, J.K. Rowling foi recusada por 12 publicadores. Todos devolveram o manuscrito e não acreditaram no sucesso deste livro. Um ano depois, o editor da Bloomsbury Publishing, Barry Cunningham, também duvidou. Mesmo assim, decidiu deixar sua filha de 8 anos ler o primeiro capítulo. A menina ficou encantada e queria saber a continuação da história. Resultado? O livro foi publicado e milhões de outras crianças imergiram na mágica história hogwartiana.

Bom, e agora? Conseguiu entender melhor o poder da coincidência? Eu já acho que, no fim das contas, o único nexo causal é a própria aleatoriedade da vida. Por meio dela, conseguimos seguir caminhos diferentes sem nem mesmo entender qual a ligação de uma coisa com a outra. Seria essa a beleza de tudo?

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+