Existem diversos monumentos famosos que nos fazem querer viajar para conhecê-los. Alguns países abrigam alguns que, só de falar o seu nome, já temos a imagem em nossas mentes de forma marcante, como por exemplo, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Contudo, não é somente a cidade maravilhosa que tem um. E o que muitas pessoas não sabem é que o maior monumento de Cristo do mundo não é o brasileiro.
No norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, está o maior monumento dedicado a Jesus do mundo. Ele tem 61 metros de altura, o que são 23 metros maior do que o Cristo do Rio. Essa estátua está no topo de um monte nos arredores do Lago Toba, em Samosir.
A inauguração do maior monumento de Cristo do mundo foi feita pelo Monsenhor Antonius Subianto Bunjamin, o presidente da Conferência Episcopal da Indonésia (KWI), no dia 17 de setembro. Além dele, também estavam presentes o Arcebispo de Medan, Kornelius Sipayung, e autoridades locais, segundo o jornal The Jakarta Post.
Maior monumento de Cristo do mundo
Ver essa foto no Instagram
Na cerimônia, Antonius fez o anúncio de que uma miniatura do novo monumento tinha sido abençoada pelo Papa Francisco quando ele visitou a Indonésia no começo do mês em sua Viagem Apostólica do papado.
Depois dessa bênção, a imagem foi colocada na base do maior monumento de Cristo do mundo junto com uma placa assinada pelo Papa e com uma oração dele. “A miniatura simboliza a benção do Papa Francisco para a nova estátua e para todos nós”, comemorou Antonius.
De acordo com o frei capuchinho Moses Elias Situmurang, que organizou o evento de inauguração, a construção do maior monumento de Cristo do mundo começou em junho de 2018 por conta de uma iniciativa liderada por Sudung Situmorang, diretor da Let There Be Light in Lake Toba Foundation.
“A estátua custou 5 bilhões de rúpias indonésias (R$ 1,78 milhão) para ser erguida e foi totalmente financiada através de doações. O Ministério da Habitação e Obras Públicas e a administração regional de Samosir pagou pela construção da infraestrutura ao redor do monumento, o que totalizou 40 bilhões de rúpias (R$ 14,24 milhões)”, disse ele.
O frei também pontuou que todos os fundos que foram usados para construir o “Cristo Salvador”, nome oficial do monumento, foram auditados pelo time do Vaticano. Isso foi feito para que se garantisse que o dinheiro não tinha relação com lavagem de dinheiro.
Fonte: UOL
Imagens: Instagram