Notícias

Inteligência financeira: saiba como aproveitar FGTS, INSS e rendas extras

Inteligência financeira: saiba como aproveitar FGTS, INSS e rendas extras
0

Inteligência financeira é o nome que damos ao hábito de tomar boas decisões tratando-se de recursos econômicos. Seja investindo em renda fixa, criando uma reserva de emergência ou poupando para metas de curto, médio e longo prazo, existem várias manifestações dessa prática. Aliás, ela é super importante para te ajudar a manter-se estável, mesmo com as oscilações da economia.

Tais oscilações podem acontecer por inúmeros fatores. Inclusive, nosso exemplo mais recente foi a pandemia de coronavírus. Visto que ninguém é capaz de prever uma catástrofe de dimensão global, o surto de Covid-19 pegou muita gente de surpresa, inclusive os governos de muitos países.

Como resultado disso, há um tempo essas instituições governamentais vem trabalhando para tornar o cenário econômico favorável novamente e aqui no Brasil, essas estratégias não param. Só para ilustrar, as mais novas medidas anunciadas pelo nosso Ministério da Economia foram adiantar o 13º salário para os beneficiários do INSS e permitir que os trabalhadores com saldo no FGTS saquem até mil reais de suas contas.

Tais medidas visam injetar dinheiro na economia brasileira e movimentar um pouco o mercado. Embora, sem dúvidas, essa seja uma boa notícia para muitos, é importante atentar-se a algumas coisas. Por exemplo, esse dinheiro pode ser muito importante na sua administração orçamentária. Portanto, está na hora de saber como usar essa renda extra da melhor forma possível.

Como usar a renda extra com inteligência financeira

Unsplash

Antes de tudo, inteligência financeira não é uma lei, é uma forma de administrar suas finanças de maneira responsável. Apesar de parecer meio complicado, garantimos que é mais acessível do que você pode imaginar. Através de sugestões simples, você pode reeducar sua perspectiva de ganhar e gastar dinheiro.


Pois bem, seguindo os princípios da inteligência financeira, a regra é simples: gastar menos do que ganha. Sendo assim, se você é um dos favorecidos por essa nova estratégia do governo, deve ter uma coisa em mente: você iria receber esse dinheiro de toda forma. No entanto, nesse momento é preciso saber como utilizá-lo de uma maneira que te ajude.

Desde já, adiantamos, compras por impulso, compras não planejadas e empréstimo para amigos e familiares que não têm previsão para pagar, são ideias não muito boas. Afinal, esse dinheiro estava guardado para o futuro, então, se o recebeu agora, é melhor utilizá-lo como pagamento de dívidas ou investi-lo.

A inteligência financeira costuma defender que pagar dívidas precede qualquer investimento. Sendo assim, antes de pensar em como ganhar dinheiro, busque quitar seus débitos. Esse adiantamento do FGTS e INSS podem ser uma excelente oportunidade para livrar-se das dívidas, priorizar uma reserva de emergência ou planejar uma aposentadoria.

Além disso, outra dica importante é fazer orçamentos anuais. É um costume geral focar no orçamento do mês. Contudo, um orçamento anual te ajuda a lidar melhor com suas finanças. Ele pode ser realizado através do mapeamento da entrada de ganhos e saída de gastos.

Orçamento anual

Inteligência financeira: saiba como aproveitar FGTS, INSS e rendas extras

Unsplash

Mapear quanto de dinheiro entra em forma de salário normal e valores definidos e, em seguida, fazer o mesmo com as despesas fixas (casa, transporte, educação, saúde e afins) é a base de um orçamento anual. Embora apenas grandes instituições costumem investir no orçamento anual, essa é uma prática que especialistas recomendam para a população no geral.

É um costume comum pensar nos gastos a curto e médio prazo, visto que não é possível saber o dia de amanhã. Todavia, quanto maior seu campo de conhecimento sobre suas entradas e saídas financeiras, maior seu controle sobre elas. É esse o objetivo da inteligência financeira.

E então, o que achou dessa publicação? Costuma lidar com seu dinheiro de forma inteligente? Quais os planos para os adiantamentos do FGTS e INSS? Compartilhe sua opinião com a gente.

Fonte: G1

Será que os pesquisadores vão conseguir criar carne no espaço?

Matéria anterior

Number Teddie: de ex-professor de inglês à estrela da Apple Music

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos