Curiosidades

Menina de 3 anos é esquecida em van escolar e vai parar em oficina

0

Geralmente, quando pensamos em crianças esquecidas pelos pais nos lembramos do filme clássico de natal “Esqueceram de mim” e pensamos que é um pouco ilógico a família esquecer o menino. No entanto, isso acontece até com uma certa frequência. Temos como exemplo o caso dessa menina de três anos no Ceará.

A menina foi esquecida depois de dormir dentro de uma van de transporte escolar no trajeto para a creche onde ela estuda na zona rural da cidade de Barroquinha, no Ceará. Depois de uma hora, a menina foi encontrada em uma oficina mecânica que foi para onde a van foi levada para fazer uma manutenção.

Segundo os familiares da criança, a van foi pegar a menina em sua casa  na localidade de Pajeú para deixá-la na creche que fica no distrito de Araras. Chegando na escola, todas as crianças desceram, mas a menina ficou no transporte porque dormiu no caminho, mas o motorista não percebeu. Além disso, não tinha nenhum monitor para fazer o controle das crianças que desceram da van.

Caso

Câmara Municipal BH

Achando que todos os alunos tinham descido, o motorista levou o transporte escolar para uma oficina mecânica por conta de problemas que o automóvel estava apresentando. Mesmo assim, ele não percebeu que a menina estava dormindo em um dos bancos da van e voltou para casa sem perceber.

Com a van já dentro da oficina, a menina acordou chorando por conta de não conseguir sair de dentro do carro. De acordo com o dono da oficina, a criança estava cansada, com fome e sede. Por conta disso, ele a ofereceu um lanche.

Depois de ter conseguido entrar em contato com a família da menina, o dono da oficina levou a criança e a entregou para sua mãe, que estava bem aflita por não saber notícias da filha. Felizmente, a menina passa bem.

Esquecer

Nasce

O caso dessa menina é desesperador para qualquer pai e pessoa que lê. Mas o que muita gente não sabe é que esquecer crianças dentro do carro acontece com uma frequência até que grande. Tanto que isso foi objeto de estudo para que os cientistas pontuassem o motivo de pais esquecerem seus filhos dentro de carros.

Segundo especialistas, na maioria dos casos, os pais não esquecem os filhos no carro por negligência. Entretanto, o psicólogo e neurocientista David Diamond, da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, quis ir mais a fundo no assunto e fez um estudo entrevistando 50 famílias que fizeram isso. Como resultado, ele notou um padrão de comportamento.

“Todos os pais relatam ter sofrido de um lapso de memória. E quase todos eles esqueceram seus filhos no carro após mudarem sua rotina, seja porque decidiram fazer um trajeto diferente ou porque tiveram que levar os bebês para a creche mais cedo”, disse ele.

Nesse ponto, Diamond apontou que isso pode acontecer quando as pessoas fazem alguma coisa que não seja habitual. “Não são só os pais que passam por essa situação. Existem registros de pilotos de avião que, por estarem tão acostumados a conduzir o mesmo modelo de aeronave, se envolvem em acidentes quando são designados a pilotar outro tipo”, continuou.

De acordo com o estudo, os gânglios basais são o primeiro mecanismo utilizado no processo de armazenar e ativar a memória. Ela opera em um nível subconsciente, permitindo que habilidades e informações já armazenadas sejam usadas sem precisar pensar muito sobre elas.

“Os gânglios basais são nosso piloto automático: nos permitem, por exemplo, dirigir sem pensar sobre os movimentos nos pedais ou no caminho exato para o trabalho”, explicou.
Além dos gânglios, as pessoas também usam o hipocampo e o córtex frontal, responsáveis por processar e guardar novas informações. Por isso, quando os pais saem da rotina, esquecem o filho no carro, pois não se lembram de que ele está lá. Isso pode acontecer principalmente nos primeiros meses de vida do bebê, devido à privação do sono e estresse dos pais. Diamond ainda explica que em situação de cansaço e nervoso, o hipocampo é prejudicado, porém, os gânglios basais funcionam normalmente.

Fonte: G1, BBC

Imagens: Câmara Municipal BH, Nasce

Motos elétricas são sucesso de vendas, economia e sustentabilidade

Artigo anterior

O que explica o aumento de motos elétricas na rua?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido