Curiosidades

O processo de fabricação do vidro

vidro
0

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. Além disso, na composição do material há a inclusão de magnésio, alumina e potássio, todos facilmente encontrados na natureza. Essa mistura passa por vários processos e, só então, torna-se o vidro como conhecemos. 

Pixabay

A proporção de cada material pode variar. Geralmente, a composição é feita por 72% de areia, 14% de sódio, 9% de cálcio e 4% de magnésio. Alumina e potássio são incluídos apenas em alguns casos. Mas, como exatamente o vidro é produzido? 

A fabricação do vidro

Os materiais citados acima são misturados e processados para garantir que nenhuma impureza permaneça entre os compostos. A mistura é depositada em um forno industrial que pode chegar a altas temperaturas, próximas a 1.600ºC.

Depositphotos

Dentro do forno ocorre o derretimento até que a composição se torne um único líquido viscoso. Posteriormente, o composto passa pelo banho float, que consiste em um processo em que o vidro é despejado, ainda no estado líquido, em uma banheira de estanho de 15 centímetros de profundidade. O estanho, por ser mais denso, faz com que o vidro flutue e fique completamente plano.

A separação acontece da mesma forma que a reação entre água e óleo. Dentro da banheira há roletes que são responsáveis por determinar a espessura do vidro. Quanto mais rápido eles giram, menor a espessura. Quanto mais lenta é a passagem, mais espesso o vidro ficará. 

Com o formato e a espessura já definidos, tem início o processo de resfriamento do vidro. Para isso são necessárias duas etapas: a câmara de re-cozimento e o esfriamento ao ar livre. No primeiro passo, a câmara fria conta com sopradores que resfriam a peça de forma gradual até que ela atinja 250ºC.

Depois disso a peça vai para as esteiras, mas dessa vez ao ar livre. Esse processo faz com que o vidro seja resfriado de forma natural e com que se mantenham as suas propriedades. Os dois passos são muito importantes para evitar quebras no vidro, por isso devem ser feitos com cuidado.

A reciclagem

O vidro é 100% reciclável. Ou seja, quando uma peça se quebra não há a necessidade de jogá-la no lixo comum, considerando que esse mesmo vidro poderá gerar outros novos produtos. Para isso, ele deve ser separado de outros elementos, como papel e metais. Outro ponto importante para a reciclagem desse material é que os vidros coloridos e os sem cor são reciclados separadamente e, portanto, também devem ser separados.

Shutterstock

Ao ser recolhido, o vidro usado retorna às vidraçarias. No local, ele é lavado e triturado. Os casos são misturados da mesma forma como acontece na mistura de elementos durante os primeiros passos para a fabricação do material. 

A reciclagem do vidro é muito significativa, já que, na natureza, esse material demora até 4.000 anos para se decompor. Considerando o cenário de acúmulo de lixo e poluição ambiental em todas as partes do globo terrestre, a reciclagem é uma aliada para o reuso de objetos que seriam facilmente descartados, como no caso de pedaços de vidro quebrados.

Por que sentimos enjoo?

Artigo anterior

Entenda as polêmicas envolvendo Príncipe Andrew, o filho predileto da Rainha Elizabeth II

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido