Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece quando levamos um tiro na cabeça?

0

Para quem assiste a filmes de ação, de zumbi, entre outros, visualiza muitas cenas de violência, explosões, batidas e, claro, muitos tiros. Nas películas com zumbis, por exemplo, é comum notarmos o efeito devastador que um tiro na cabeça  causa.

Os tiros possuem vários tipos de simbologia e não são só disparos feitos para matar ou deter algum veículo em fuga, como estamos acostumados a ver. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma outra representação do tiro na salva de funerais. Por que será que ela tem 21 tiros? (Clique aqui e tire sane sua curiosidade acessando a matéria).

Bom, com certeza se você levar um tiro na cabeça não vai conseguir desviar a tempo e tal, mas que você já viu o efeito devastador de um tiro, isso com certeza sim. E o que acontece quando levamos um tiro na cabeça?

tiro-plato1

Um disparo pode alcançar cerca de 975 metros de velocidade por segundo. Quando atinge a cabeça, ela estraçalha os oito ossos cranianos que foram criados para proteger o cérebro. O projétil estilhaça a carcaça de cálcio, colágeno, sódio e fósforo de nossas cabeças.

O tiro esfola a pele, provoca uma abertura circular que rompe suas membranas fibrosas e o tecido conjuntivo e atingem o flúido cérebro-espinhal. Um tiro pode fazer diferença no estrago que pode causar, dependendo apenas da distância em que o atirador se encontra do alvo.

adolescente-fica-dois-meses-com-bala-alojada-no-cranio-em-ribeirao-preto-sp-1330707068093_615x300

Quanto mais perto sua cabeça estiver da arma, mais pólvora e fumaça queimam o seu corpo. A bala chega a atingir e atravessar o cérebro muito mais rápido que a velocidade com que os tecidos são rompidos, atravessando o seu córtex pré-frontal.

O tiro de alta velocidade acaba provocando uma abertura no cérebro de tamanho 10 vezes maior que o diâmetro do projétil da bala. Quando se leva um tiro no coração, por exemplo, o corpo humano leva cerca de 10 a 15 segundos para que ele perca sua função cerebral.

Foi assim que um time de prisioneiros venceu um debate contra os estudantes de Harvard

Artigo anterior

Porque as músicas grudam na sua cabeça (e como fazer isso parar)

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido