O que acontece quando levamos um tiro na cabeça?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      09/10/15 às 19h40

Para quem assiste a filmes de ação, de zumbi, entre outros, visualiza muitas cenas de violência, explosões, batidas e, claro, muitos tiros. Nas películas com zumbis, por exemplo, é comum notarmos o efeito devastador que um tiro na cabeça  causa.

Os tiros possuem vários tipos de simbologia e não são só disparos feitos para matar ou deter algum veículo em fuga, como estamos acostumados a ver. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma outra representação do tiro na salva de funerais. Por que será que ela tem 21 tiros? (Clique aqui e tire sane sua curiosidade acessando a matéria).

Bom, com certeza se você levar um tiro na cabeça não vai conseguir desviar a tempo e tal, mas que você já viu o efeito devastador de um tiro, isso com certeza sim. E o que acontece quando levamos um tiro na cabeça?

tiro-plato1

Um disparo pode alcançar cerca de 975 metros de velocidade por segundo. Quando atinge a cabeça, ela estraçalha os oito ossos cranianos que foram criados para proteger o cérebro. O projétil estilhaça a carcaça de cálcio, colágeno, sódio e fósforo de nossas cabeças.

O tiro esfola a pele, provoca uma abertura circular que rompe suas membranas fibrosas e o tecido conjuntivo e atingem o flúido cérebro-espinhal. Um tiro pode fazer diferença no estrago que pode causar, dependendo apenas da distância em que o atirador se encontra do alvo.

adolescente-fica-dois-meses-com-bala-alojada-no-cranio-em-ribeirao-preto-sp-1330707068093_615x300

Quanto mais perto sua cabeça estiver da arma, mais pólvora e fumaça queimam o seu corpo. A bala chega a atingir e atravessar o cérebro muito mais rápido que a velocidade com que os tecidos são rompidos, atravessando o seu córtex pré-frontal.

O tiro de alta velocidade acaba provocando uma abertura no cérebro de tamanho 10 vezes maior que o diâmetro do projétil da bala. Quando se leva um tiro no coração, por exemplo, o corpo humano leva cerca de 10 a 15 segundos para que ele perca sua função cerebral.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+