Curiosidades

Pesquisadores fizeram um universo virtual e você pode baixá-lo

0

As pessoas sempre observaram os céus, procurando colocar significado e ordem no universo ao seu redor. A astronomia, assim como o campo relacionado da astrofísica, cobre a ciência da observação de estrelas e a física que explica como as estrelas e galáxias funcionam. É o estudo do sol, lua, estrelas, planetas, cometas, galáxias, gás, poeira e outros corpos não-terrestres e fenômenos.

Justamente por isso ela se difere das outras ciências porque só tem um tamanho de amostra. Os astrônomos não podem estudar múltiplos universos para ver como o nosso funciona.

Contudo, isso não impede que eles criem simulações de computador do nosso universo. Fazendo ajustes diferentes em sua simulação, eles podem ver como coisas como a matéria escura e energia escura fazem seu papel no universo.

Simulação

Simulacao1, Fatos Desconhecidos

E para os amantes do espaço e do seu estudo, é possível que você tenha uma dessas simulações.

A chamada simulação Uchuu é a maior e mais detalhada simulação do universo já feita. Ela tem 2,1 trilhões de partículas em um espaço de 9,6 bilhões de anos-luz. Essa simulação modela a evolução do universo ao longo de mais de 13 bilhões de anos. Ela não se concentra na formação das estrelas e planetas, mas sim no comportamento da matéria escura dentro de um universo em expansão.

A simulação é grande o suficiente para que os astrônomos consigam identificar tudo. Desde os aglomerados de galáxias, até auréolas de matéria escura de galáxias individuais. E como a matéria escura é o principal componente do universo, ela é o principal impulsionador da formação e do agrupamento das galáxias.

Armazenamento

Simulacao2, Fatos Desconhecidos

Para quem quiser armazenar essa simulação é preciso saber que ela requer uma capacidade computacional enorme, além de um armazenamento gigante. Para fazê-la, a equipe usou mais de 400 mil núcleos de computador e 20 milhões de horas de computador. Nisso, eles produziram mais de três petabytes de dados. Que para nós, meros mortais, é três mil terabytes ou três milhões de gigas.

A equipe conseguiu usar compactação de alta densidade e foi capaz de compactar os resultados em “apenas” 100 terabytes de armazenamento. Contudo, isso ainda é uma quantidade enorme de dados. Mas ela pode ser armazenada em uma única unidade.

Um exemplo disso é o Exadrive da Nimbus. Ele é uma unidade de estado sólido de 100 terabytes em um formato padrão de 3,5 polegadas e ele custa 40 mil dólares. Mas caso você não tenha todo esse dinheiro, é possível acessar os dados online.

Exploração

Simulacao3, Fatos Desconhecidos

A equipe que fez a simulação Uchuu tem os dados brutos no site skiesanduniverses.org, para que qualquer pessoa consiga explorar o universo virtual o quanto ela quiser.

Uchuu é mais que uma simulação cósmica detalhada. Ela também pode ser usada pelos pesquisadores que trabalham com mineração de dados científicos. E conforme grandes pesquisas são feitas e mais simulações são criadas, os dados se tornarão tão grandes que sua mineração irá desempenhar um papel crucial na pesquisa astronômica.

Fonte: https://www.sciencealert.com/researchers-have-just-generated-an-entire-virtual-universe

7 alimentos para ganhar músculos e perder gordura corporal

Matéria anterior

Imagens impressionantes do último Tigre da Tasmânia lançadas em cores

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos