Curiosidades

Podemos desviar de um tiro?

0

E se tivéssemos superpoderes? Voar, ficar invisível, teletransportar ou uma agilidade fora do comum? É isso que costumamos ver em diversos filmes e séries. No entanto, existe um outro que costumamos ver em filmes de ação, mas não os de super-heróis especificamente. Diversos personagens conseguem se esquivar facilmente de tiros. Geralmente, o vilão atira contra o mocinho que, sendo o protagonista, consegue se esquivar sem muitos esforços. Isso mexe com a imaginação de quem acompanha a história e faz surgir algumas dúvidas. Afinal de contas, é realmente possível se esquivar de um tiro?

Bom, de forma teórica, quando várias condições e variáveis estão a seu favor, existe uma chance bastante pequena de que você possa realmente se esquivar de um tiro. Mas, se levarmos em conta as condições práticas da vida real, é quase impossível desviar-se tão rápido a ponto de não ser atingido por uma bala que vem em nossa direção. E pensando um pouco melhor sobre isso, decidimos trazer essa matéria, caro leitor. Confira conosco a seguir e aproveite para compartilhar com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

Importância do tempo de reação ao tentar se esquivar de um tiro

Você já deve ter ouvido falar sobre “tempo de reação” pelo menos uma vez na vida, principalmente se pratica algum esporte. Basicamente, o tempo de reação é uma resposta fisiológica a um estímulo externo. O tempo de reação “bom”, na prática, normalmente implica que uma pessoa consiga reagir rapidamente a um estímulo externo. No entanto, reagir com agilidade ao disparo de uma bala é, sem sombra de dúvidas, algo impressionante e quase impossível.

Para se esquivar de algo, essa coisa precisa ser grande o suficiente para ser notado a distância, algumas dezenas de metros para ser exato. Além disso, ela precisa de movimentar em uma velocidade relativamente lenta. Desta forma, conforme as diretrizes, existem muitas coisas que você pode evitar com segurança e facilidade. Bolas, por exemplo, representam essa lista.

A princípio, uma bala disparada falha nos dois critérios de coisas “normais” que discutimos. Isso porque ela representa um tamanho extremamente pequeno e se move rápido demais. Mas, ainda assim, até seria possível se esquivar de um tiro, mas somente se tudo conspirasse ao seu favor.

Armas diferentes, balas desiguais e velocidades distintas

Existe uma grande variedade de armas por aí. Da mesma forma, existem diversos tipos de balas e essas são usadas em diferentes operações. Desta forma, o tamanho, velocidade e forma do impacto de cada uma varia significativamente. A velocidade com que a bala deixa a arma na hora do tiro é conhecida como “velocidade de saída”. Essa velocidade pode variar de 120 metros/segundo a 1200 metros/segundo. A velocidade média é de 750 metros/segundo.

Desta forma, já podemos ter uma noção de que tentar se esquivar de um tiro é um grande desafio, para não dizer uma tremenda loucura. Existe uma série de variáveis perigosas empilhadas contra você aqui. No entanto, isso não é algo impossível.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre isso? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

7 jogadores que mudaram seus nomes

Matéria anterior

Um buraco negro super massivo desapareceu

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar