Entretenimento

Por que você sente sono mesmo depois de dormir 8 horas por dia?

0

Dormir é incrível. Sim, a equipe de redação da Fatos Desconhecidos também adora. É claro que também é ótimo estar acordado e poder aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer, mas estender o corpo numa superfície confortável, descansar a cabeça num travesseiro e esquecer de todos os problemas é uma das melhores sensações que podemos ter em nossa rotina estressante e repetitiva.

Apesar disso, sentir-se descansado é algo que realmente poucas pessoas acabam vivendo. São tantas coisas para fazer em tão pouco tempo, que parece que estamos sempre cansados e precisando descansar por algum motivo. Às vezes, mesmo que a gente consiga alcançar a famosa recomendação de oito horas de sono dada por especialistas, a sensação ainda toma conta do corpo durante todo o dia.

Se você está indo para a cama cedo e dando o tempo necessário para o seu corpo se sentir revigorado para o dia seguinte, por que será que o cansaço insiste em voltar para a sua rotina?

Além do sono

1 226 600x338, Fatos Desconhecidos

Tirando a falta de sono e descanso apropriado, a segunda causa mais comum para a causa de fatiga – que é o estado de cansaço extremo – é causado por uma dieta desbalanceada e, por mais que seja surpreendente, pela falta de exercícios físicos.

Pode parecer que os exercícios e a atividade física intensa provoca mais cansaço, mas o efeito no corpo é exatamente o oposto. É claro que assim que você sai da academia ou de uma corrida de alguns quilômetros não dá pra dizer que o corpo tem a maior disposição, do mundo, mas um estudo mostrou que as pessoas que incorporam a atividade física algumas vezes por semana demonstraram mais disposição depois de seis semanas nessa rotina. Além disso, os efeitos do exercício podem provocar uma sensação de mais descanso mesmo que você não esteja dormindo mais.

Dieta e hidratação

2 139, Fatos Desconhecidos

Se você se sente frequentemente cansado mesmo que acredite estar com os hábitos saudáveis em dia, pode querer dar uma olhada em sua dieta. Uma recomendação comum de especialistas, por exemplo, é ficar longe do café.

Confiar na bebida que muitos julgam ser uma salvação faz com que a cafeína bloqueie a produção de adenosina, provocando mais cansaço durante a noite. Bebidas como café, energéticos ou refrigerantes devem ser evitadas até seis horas antes de ir para a cama.

Esse é só um dos efeitos do abandono do café. Leia nossa matéria completa sobre o que acontece no seu corpo quando você para de beber café.

Não beber uma quantidade de água suficiente durante o dia também pode ser um dos causadores de sua falta de energia. Falta de hidratação pode atrapalhar a concentração, além de engrossar o sangue e dificultar a chegada de nutrientes nos músculos. Por isso, tenha certeza que está bebendo muita água durante o dia para se sentir mais disposto.

3 100 600x375, Fatos Desconhecidos

Se por um lado você precisa aumentar a quantidade de água consumida, você pode pensar em reduzir a quantidade de álcool em sua rotina. Isso por que o álcool afeta diretamente na quantidade de sono REM que você tem – a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos.

Beber muito pode levar a noites acordado, alterando completamente a sua rotina de sono, o que pode ajudar a aumentar a sensação de cansaço. Mesmo nos fins de semana, é importante tentar acordar em horários próximo do seu horário normal de sono. Caso ele insista em aparecer durante o dia, tente apostar em sonecas de 15-20 minutos, que podem ajudar a te revigorar e não vão te atrapalhar a dormir à noite.

Para a hora de ir para a cama, esse é um método que te fará dormir em apenas 1 minuto. Você também pode tentar diferentes técnicas e rotinas de sono, como esta que permite descansar o corpo dormindo apenas 4 horas por dia.

E aí, o que achou do artigo? Tirou todas as suas dúvidas? Aproveite para deixar a sua opinião nos comentários e compartilhar com os amigos que também sofrem com cansaço ao longo dos dias.

Essa mulher consegue lembrar absolutamente tudo de cada dia de sua vida

Matéria anterior

Esse homem de 65 anos, com câncer, sofreu uma das piores humilhações que uma pessoa poderia passar

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos