Entretenimento

Rainha Elizabeth completa 70 anos de reinado

rainha elizabeth
0

Neste domingo, 6, a rainha Elizabeth completou 70 anos de reinado. Mesmo com diversas teorias e histórias envolvendo a família real, a rainha é muito querida e mantém seu reinado intacto, sendo considerada a monarca viva com mais tempo de reinado no mundo e a segunda mais longeva da história. Com 96 anos, a máxima figura da família real teve seu destino traçado ainda na infância. 

AFP

A história de Elizabeth

Quando Elizabeth nasceu, em 21 de abril de 1926, tornou-se a terceira na linha de sucessão. Os pais de Elizabeth tiveram apenas duas filhas, sendo Elizabeth a filha mais velha do casal, e Margaret a filha mais nova.

The Royal Household

Em dezembro de 1936, o rei Edward 7º (tio da pequena Elizabeth) surpreendeu o mundo e sua família ao abdicar do trono para se casar com Wallis Simpson, que era uma mulher americana divorciada. Dessa forma, a criança entrou na linha direta de sucessão à coroa. 

Seu pai, o príncipe Albert, assumiu o título de rei George 6º, e Elizabeth virou sua herdeira imediata, ou seja, a primeira da linha de sucessão. Mas, mesmo antes disso, a família já tratava a pequena como um membro importante da corte real. 

Logo após seu quarto aniversário, no verão de 1930, uma efígie de cera da princesa Elizabeth fez sua estreia no Madame Tussauds, sentada em um pônei. Dois anos depois, a princesa foi apresentada em um selo de seis centavos em Newfoundland.

Getty Images

Perto do Polo Sul, a bandeira britânica foi erguida sobre os 900 mil quilômetros quadrados da “Princess Elizabeth Land”, reivindicada pela Austrália (e um total de 258 quilômetros quadrados maior do que todo o Reino Unido). Além disso, a princesa recebia “a educação estrita de alguém que é considerada sucessora direta da coroa da Inglaterra”.

Coroação da rainha Elizabeth

Aos 25 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido, no dia 6 de fevereiro de 1952. A data marca o falecimento de seu pai, Jorge VI. No último ano do reinado de Jorge VI, sua saúde estava muito debilitada em razão do câncer de pulmão, doença que o matou. Isso fez com que Elizabeth o substituísse em eventos públicos com grande frequência, afinal, ela era a herdeira do trono.

Antes disso, ela se casou com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca, no dia 20 de novembro de 1947. Elizabeth e Philip são parentes, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias. Para casar-se com Elizabeth, Philip foi obrigado a abandonar os seus títulos das coroas dinamarquesa e grega, além de ter se convertido ao anglicanismo.

Getty Images

Ele também teve de adotar o sobrenome Mountbatten, nome herdado de seus parentes britânicos. Ao longo de sua vida, Elizabeth e Philip tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. O príncipe Philip faleceu em 9 de abril de 2021, aos 99 anos, dois meses antes de completar um século de vida.

AFP

Comunicado durante a comemoração dos 70 anos no trono

Durante comemoração dos 70 anos de reinado, a rainha Elizabeth anunciou que deseja que Camilla, a mulher do príncipe Charles, assuma o título de rainha consorte quando seu filho se tornar rei. A comemoração foi realizada de forma íntima e apenas entre familiares.

A monarca disse que não tem intenção de deixar seus deveres reais e até falou de um novo cachorro que agora é parte de sua rotina, mas que está pensando além de seu reinado. Antes do anúncio, havia a possibilidade de Camilla ser a primeira rainha britânica que não seria chamada de rainha, e sim de princesa consorte.

rainha elizabeth

Getty Images

Até agora, a monarca nunca havia dito nada sobre o assunto, que foi objeto de polêmicas intermináveis durante anos. As polêmicas ocorreram porque Camilla foi amante de Charles durante seu casamento com a princesa Diana e não era querida pelo público.

No entanto, com o decorrer do tempo, a duquesa da Cornualha viu seu índice de aprovação crescer graças a seus numerosos compromissos junto à família real. Em dezembro, Elizabeth nomeou Camilla membro da antiga Ordem da Jarreteira, a única mulher de seus filhos a receber a honraria, marcando o crescente protagonismo dela na monarquia.

Durante o comunicado feito na comemoração de 70 anos de reinado, Elizabeth acrescentou saber que o povo britânico dará a Charles, de 73 anos, e a Camilla, de 74, “o mesmo apoio que deu a mim”. Neste domingo, a imprensa britânica elogiou a futura “rainha Camilla”, o que “encerra anos de especulações”, como destaca o jornal Daily Mail

Carro da Tesla falha no alerta do cinto de segurança e passa por recall

Matéria anterior

Esses participantes desistiram ou foram expulsos do BBB

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos