Notícias

Rainha Elizabeth não quer mais morar no Palácio de Buckingham

Rainha Elizabeth
0

A Família Real britânica tem protagonizado momentos que aqueles que acompanham os passos dos integrantes reais jamais imaginaram ver. Um exemplo disso foi a escolha do Príncipe Harry, que decidiu abandonar a coroa e se mudar para os Estados Unidos com a esposa, Meghan Markle, e os filhos. Agora, uma nova notícia surpreendente surgiu na mídia britânica: a Rainha Elizabeth nunca mais irá morar no Palácio de Buckingham.

Rainha Elizabeth

AFP

A decisão da monarca britânica em deixar em definitivo as instalações da principal moradia da Família Real foi revelada pelo jornal inglês The Times. Atualmente, o Palácio de Buckingham, construído em 1703 pelo Duque de Buckingham, é um dos principais pontos turísticos de Londres.

Em 1761, o castelo foi comprado pelo Rei George III para servir de moradia da Rainha Charlotte. Após reformas que ampliaram a estrutura no século 19, se tornou a residência oficial da monarquia britânica em Londres a partir de 1837, com a ascensão da Rainha Vitória.

De acordo com o jornal inglês, fontes ligadas à Rainha Elizabeth, de 95 anos, informaram que a realeza decidiu seguir vivendo no Castelo de Windsor, localizado na cidade de Windsor, a 40 km de Londres. Ainda de acordo com a publicação, a monarca tomou a decisão porque quer viver em um local tranquilo, já que Londres é uma cidade agitada e com poluições sonoras constantes.

Pinterest

O motivo para que a rainha tenha escolhido Windsor como moradia não é aleatório. Foi lá que ela viveu os últimos momentos na companhia do Príncipe Philip, que faleceu em 2021. “Windsor é o lugar que ela ama”, disse o escritor e analista real Hugo Vickers em depoimento ao Times. “Ela tem as memórias dela com o Príncipe Philip, assim como os pôneis e toda a família por perto. Faz sentido [a decisão]”, completou o escritor.

O Castelo de Windsor é ainda mais antigo que o Palácio de Buckingham, já que foi construído no século 11. O imóvel é considerado como aquele que está há mais tempo habitado em toda a Europa, considerando que o castelo é utilizado como moradia pelos monarcas britânicos desde o reinado de Henrique I (1100-1135).

O Palácio de Buckingham ficará vazio?

De acordo com o jornal The Times, o Príncipe Charles planeja se mudar para o Castelo de Buckingham assim que for coroado rei. Charles acredita que o local deve ser mantido como principal sede e símbolo da monarquia e planeja ampliar o acesso do público ao imóvel.

Folha de São Paulo

O último rei do Reino Unido foi George 6º, pai da Rainha Elizabeth. Sua morte, há 70 anos, levou Elizabeth a se tornar rainha aos 25 anos. Agora, a coroação de Charles deve ocorrer em breve, já que a rainha, em mais uma decisão de mudança da estrutura da Família Real, decidiu que vai abdicar ao trono em 2023 para que o filho mais velho assuma. Com 73 anos, Charles é casado com a Duquesa da Cornualha, Camilla Parker-Bowles.

Durante a comemoração de 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth, realizada no dia 5 de fevereiro, a monarca tornou público seu desejo de que Camilla receba o título de “rainha consorte” quando o príncipe Charles assumir o trono no Reino Unido. “É o meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte”, escreveu Elizabeth. 

Getty Images

Quando Charles e Camilla se casaram, em 2005, a Família Real informou que a intenção do príncipe era que a mulher se mantivesse como princesa consorte quando ele se tornasse rei. O gesto, na época, foi interpretado como um ato de respeito, já que o título de rainha consorte estava destinado à Princesa Diana, a primeira esposa de Charles. 

Diana e Charles se divorciaram em 1996, depois de anos de especulação sobre traições. Na época, Camilla já estava envolvida em polêmicas em meio à Família Real, já que especulava-se que ela era amante de Charles. A imagem da Duquesa da Cornualha piorou no ano seguinte, com a morte de Diana (que faleceu em 1997).

Por esse motivo, o casamento do príncipe e da duquesa, oito anos após a morte da Princesa Diana, movimentou a mídia e os debates acerca da integridade da Família Real. Mesmo assim, a coroa demonstra apoio a Camilla desde o casamento, ajudando na aproximação dela com os britânicos. “Quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua mulher Camilla o mesmo apoio que me deram”, escreveu Elizabeth.

Fontes: Revista Monet e Poder 360

Arqueólogo amador pode ter encontrado cidade submersa mais antiga do mundo

Previous article

Mulher com dois úteros dá à luz dois filhos no mesmo ano

Next article

Comments

Comments are closed.