Curiosidades

SUV inédito pode flutuar na água por 30 min e até navegar

0

O carro moderno nasceu em 1886 quando Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. E com o passar do tempo, os carros foram ficando cada vez mais modernos e se adaptando às necessidades novas. Tanto é que não é uma coisa incomum ver montadoras fazendo melhorias em seus modelos.

Uma das melhorias vistas em carros de montadoras como a Ford e a Volkswagen é a capacidade de eles conseguirem atravessar lugares alagados. Contudo, a chinesa BYD tem planos de humilhar todas as melhorias feitas pelas concorrentes. Isso porque o novo SUV da marca, lançado na China na quarta-feira, consegue flutuar na água por 30 minutos e ainda navegar a três quilômetros por hora.

O carro é o YangWang U8 e praticamente se transforma em um barco. Ele tem uma tração integral AWD com quatro motores elétricos o que lhe dá uma potência combinada de 880 kW, o que é o mesmo que 1.196 cavalos. Em casos de emergência, esse carro consegue girar seu tanque em 360° e flutuar na água.

SUV

Terra

O design do YangWang U8 lembra um pouco a Land Rover Defender, mas o modelo chinês é ainda mais ousado. Ele foi lançado em duas versões e irá começar a ser entregue em outubro. O preço para elas é o mesmo de 1,089 milhão de yuans, aproximadamente 728 mil reais.

De acordo com a BYD, até o momento, a marca YangWang fará somente vendas diretas para os clientes. A empresa não disse se tem planos de importar esse carro para o Brasil no futuro.

Carro

Terra

Conforme a versão, o carro pode passar por áreas alagadas de um metro ou de 1,4 metro de profundidade. E se a situação ficar ainda pior, o motorista pode acionar o modo vadear. Assim, o modo flutuante de emergência é acionado de forma automática se a profundidade for maior do que 1,4 metro.

De acordo com a BYD, quando isso acontece, o motor a combustão é imediatamente desligado. Além disso, a suspensão irá se elevar ao máximo, os vidros serão fechados, o ar-condicionado irá funcionar com circulação interna e o teto solar irá abrir para ser uma saída de emergência para as pessoas que estiverem no veículo.

Além disso, o carro irá mostrar em sua tela multimídia a profundidade do lugar e a atitude da água. No entanto, a BYD disse que o sistema não pode ser usado em rios, lagos ou mar por puro lazer. Isso porque ele foi projetado para emergências, como no caso de alagamentos e inundações.

Terra

De acordo com o site CarNewsChina, o YangWang U8 tem 5,319 metros de comprimento, 2,050 de largura, 1,930 de altura e 3,050 de entre-eixos. Mesmo assim, o carro não é um SUV de sete lugares, e sim de cinco. Ao todo, o veículo pesa quase quatro toneladas, ou seja, 3.985 quilos.

Mesmo com esse peso, ele tem uma potência de 1.196 cavalos e com sua força de 1.280 Nm o YangWang U8 consegue ir de zero a 100 em 3,6 segundos.

BYD

G1

A Build Your Dreams (BYD) é uma empresa fundada em 1995, pelo químico Wang Chuanfu, que hoje é considerada como a maior produtora de carros elétricos do mundo todo. E desde 2015 ela chegou no Brasil, mais precisamente em Campinas, no interior de São Paulo, com sua fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Ainda em Campinas, dois anos depois, a empresa abriu a segunda fábrica para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a BYD abriu a terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio. Agora, ela também está presente em Camaçari, maior Polo Industrial da Bahia, no lugar onde era a fábrica da Ford.

O começo da BYD foi focado na produção de baterias de íons-lítio para a Motorola e a Nokia. Foi nesse mercado que ela se consolidou antes de investir no mercado automobilístico. Isso aconteceu em 2003 quando a empresa comprou uma fábrica em Xi’An, cidade ao norte da China.

Nessa época, os carros híbridos e elétricos ainda eram uma realidade bem distante. Mesmo assim, a BYD comprou a montadora Tsinchuan Automobile Company e investiu na ideia. O investimento deu certo e atualmente a empresa está presente em 70 países e além dos carros, ela tem em seu portfólio módulos fotovoltaicos para geração de energia solar e máscaras descartáveis.

No nosso país, a empresa tem cinco modelos para serem comercializados. São eles: Dolphin, recém-lançado; Yuan Plus EV, um modelo SUV; Song Plus DM-i, um híbrido; Han EV 9, o sedan campeão de vendas da empresa; e Tan EV, um SUV de sete lugares.

O foco da empresa é nos consumidores que têm um poder aquisitivo mais elevado. E seus carros prometem inovação e sofisticação. Todos eles têm um acabamento no padrão de marcas de luxo, como por exemplo, BMW e Mercedes-Benz, e contam com uma tecnologia de ponta. Além disso, alguns modelos, como o Dolphin, têm recursos a mais, como internet, videogame e até um karaokê de fábrica.

De acordo com Stella Li, vice-presidente global da empresa, a proposta deles é trazer para o nosso país carros elétricos “com uma sensação premium de inovação”.

Fonte: Terra, G1

Imagens: Terra, G1

Da Vinci errou? Estudo derruba famosa teoria do gênio sobre árvores

Artigo anterior

Como Roosevelt e Vargas decidiram os rumos do Brasil na Segunda Guerra em Natal

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido