• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Veja a primeira imagen tirada do lado escuro da Lua

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      03/01/19 às 22h11

A lua desde cedo é alvo de exploração dos cientistas de todo mundo. Tanto que aquela corrida pela conquista do espaço teve fim quando os Estados Unidos conseguiram levar o homem até a lua, em 1969. No entanto, o homem só conseguiu explorar uma parte da lua, o outro lado, o lado escuro, permanecia inexplorado.

Esse outro lado da lua, chamado de escuro, na verdade não tem nada com a presença ou ausência de luz. Acontece que este era o lado desconhecido. Por conta do fenômeno de rotação sincronizada, que faz com que nós só vejamos um dos lados. O outro lado possui uma crosta mais grossa e com mais crateras e agora, ele começa a ser explorado.

Sonda chega ao outro lado da lua

A China decidiu assumir a frente nos estudos sobre o lado desconhecido do satélite. O país enviou a sonda Chang'e-4 que está equipada com câmeras e outros equipamentos que irão ajudar na exploração desse lado, até então desconhecido. O pouso foi realizado com sucesso no dia 3 de janeiro às 10:26, de acordo com o horário de Pequim. Essa é uma das primeiras imagens enviadas pela sonda, que mostram o solo do outro lado da lua.

Este é considerado um grande marco na exploração espacial e mais ainda em relação à exploração lunar. A sonda ficará no satélite alguns meses, analisando a estrutura geológica da lua e sua superfície. Os chineses são ambiciosos e irão realizar alguns experimentos que podem contribuir para a construção de base lunar, uma residência a longo prazo. Isso, é claro, caso os experimentos deem certo.

O que a sonda vai fazer?

A sonda Chang'e-4 está levando consigo algumas batatas e bichos-da-seda. Isso faz parte de um dos experimentos que serão realizados. O objetivo é tentar cultivar algumas flores e batatas. A esperança é que essas plantas cresçam e produzam oxigênio para alimentar os bichos-da-seda. Com isso, os pequenos insetos produzirão resíduos que poderão alimentar as plantas.

Cerca de 28 universidades chinesas estão envolvidas no experimento, que tenta criar uma "mini biosfera lunar". Mas a exploração do terreno e de sua composição mineral é o foco de toda a pesquisa. Afinal de contas, os cientistas anseiam descobrir sobre a composição desse outro lado, onde o homem nunca pisou.

O que você achou desse novo avanço? Teria coragem de ir morar na lua? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram admirar a lua.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+