Curiosidades

Você sabia que a cor pode interferir no seu humor?

0

Quando você achar que sabe tudo sobre uma coisa tão simples quanto as cores, talvez, você deva rever os seus conceitos. Sim, e não é só você. Todos nós entendemos errado muitas coisas a respeito das cores. O simples ato de enxergar as cores é mais complexo do que se imagina. Envolve uma série de variáveis, ciência, nossos olhos, cérebro e até a linguagem, que pode determinar como vemos as cores.

E quando associamos uma cor com um determinado sentimento ou ideia, pode ser difícil imaginá-la ou desassociá-la daquilo. As cores estão a nossa volta e, de forma surpreendente, podem influenciar o humor de uma pessoa mais do que se possa imaginar.

Essa influência se explica pela linha de pensamento da psicologia do humor. Nessa área de estudos, os pesquisadores se concentraram em como os vários tons de cor conseguem afetar a emoção e o comportamento das pessoas.

Cores

 

As cores conseguem influenciar outras coisas ao nosso redor como, por exemplo, o estado de espírito e até mesmo o sabor da comida.

Justamente por ter grandes influências, essa área é muito usada no marketing e publicidade para conseguir impactar o consumidor e o seu hábito de compra.

Além disso, a psicologia das cores pode ser utilizada na terapia. Ela consegue aliviar, acalmar ou até mesmo curar os mais variados tipos de doenças.

Influência

 

Como visto, as cores podem influenciar ou mudar nossas atitudes. E cada tom tem uma finalidade ou pode provocar algum sentimento. Mostramos aqui algumas cores e o que elas podem provocar nas pessoas.

1 – Rosa

O rosa é conhecido por ter um efeito calmante.

Contudo, alguns estudos mostram que essa sensação de tranquilidade causada só acontece quando a pessoa é exposta pela primeira vez à cor. E de acordo com o site “Verywell Mind”, depois de um tempo, o rosa pode até deixar uma pessoa agitada.

2 – Roxo

O roxo é uma outra cor que tem propriedades calmantes e suaves. Os tons de roxo, lavanda ou lilás são ótimos para serem usados em quartos. Isso porque eles atraem uma atmosfera relaxante para o cômodo.

3 – Amarelo

O amarelo é, na realidade, uma das cores mais cansativas. Isso acontece por conta do brilho e intensidade dela. Além disso, se conhece a cor como a que mais chama atenção. E não é por acaso que a tonalidade foi escolhida para os sinais de trânsito ou então para as propagandas.

4 – Vermelho

O vermelho é a cor do amor e do romance. A tonalidade é sedutora, atraente e chama atenção dos olhos. Segundo o “Verywell Mind”, o vermelho também é usado para estimular a circulação, tanto da mente quanto do corpo.

5 – Branco

As pessoas podem até achar que o branco não estimula ou influencia o humor. No entanto, ele é uma das cores mais interessantes. Para alguns, pode despertar sensações de serenidade e segurança. Entretanto, para outros, o branco pode transmitir sensação de frieza quando ele é relacionado a hospitais.

6 – Marrom

O marrom também é uma cor singular que pode despertar sentimentos diferentes. Inspira sensação de segurança e força em algumas pessoas. Contudo, outras veem a cor como sinônimo de vastidão, aridez, inflexível e vazia. Isso faz com que sentimentos como tristeza, solidão e isolamento sejam aflorados.

7 – Verde

O verde é uma cor que aumenta a produtividade. Ela é ideal para se ter em escritórios. A tonalidade pode até mesmo inspirar alguém apenas estando no plano de fundo do computador. Além disso, de acordo com o “Entrepreneur”, o verde também ajuda a melhorar o foco e a eficiência. Tudo isso faz com que a cor seja perfeita para os locais de trabalho.

7 famosos que foram colegas de apartamento

Matéria anterior

Essa tecnologia transformou pensamentos de um homem paralisado em palavras

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar