• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 mentiras bizarras que te contaram e você acredita até hoje

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      10/06/15 às 18h02

Aqui na Fatos Desconhecidos você já viu algumas mentiras sobre sexo em que quase todo mundo acredita e também as principais mentiras que os pais contam para os filhos.

No entanto, para além disso, existem outras mentirinhas que merecem ser reveladas, já que mesmo com uma série de descobertas elas continuam sendo difundidas como fatos verídicos.

Você sabia, por exemplo, que é pouco provável que um conflito mundial por água ocorra nos próximos anos ? Veja essa e outras mentiras que contaram para você:

1. É pouco provável que haja uma guerra mundial por água

áua

Nos últimos 50 anos a demanda por água simplesmente triplicou, mas isso não significa que uma terceira guerra mundial está por vir.

Na verdade, alguns cientistas estimam que exista cerca de 1.362 quintilhões de litros de água circulando no planeta, sem serem usadas. Isso acontece porque a substancia segue aquele velho clico: evaporação, condensação, precipitação etc.

O grande problema é que a maior parte da água da Terra é salgada e precisa ser dessalinizada antes de ser consumida, o que pode ser um processo caro.

Mesmo assim, é muito pouco provável, para não dizer impossível, que a falta de água em determinadas regiões do planeta gerem uma guerra.

2. As coisas raramente são recicladas nelas mesmas

rec

A reciclagem funciona de uma maneira bem simples: você usa um objeto, o descarta e então ele é reaproveitado para produzir uma coisa nova.

No entanto, é difícil que garrafas recicladas sejam utilizadas para produzir novas garrafas, por exemplo. Para se ter uma ideia, garrafas de Coca-cola costumam se transformarem em objetos mais baratos, como tapetes.

Isso acontece porque, na maior parte dos casos, se o produto for reaproveitado como matéria prima de outro igual, o produto final pode ser de baixa qualidade.

3. A reciclagem não é algo inútil

reciclagem

Algumas pessoas criticam a reciclagem já que ela custaria mais caro e estaria causando riscos ao meio-ambiente da mesma maneira que produtos não reciclados. No entanto, reutilizar materiais não é algo inútil do ponto de vista ambiental.

Por exemplo, se garrafas plásticas são recicladas para a produção de cadeiras de baixa qualidade, mesmo que isso gere maiores custos e as fábricas dessas cadeiras poluam o meio ambiente, é melhor do que se elas fossem produzida de derivados de petróleo, concorda?

4. Os hábitos modernos não estão causando câncer em todo mundo

moder

O desenvolvimento tecnológico do mundo moderno trouxe várias novidades, como os alimentos transgênicos e conservantes químicos.

Embora alguns deles sejam considerados cancerígenos, isso não significa que todas as comidas causem câncer. O mesmo vale para dispositivos eletrônicos, os sinais emitidos por eles não vão causar uma epidemia de câncer em todos.

5. O aquecimento global não significa um aumento de temperatura em todo o planeta

aqu

Embora o aquecimento global aumenta a temperatura geral em nosso planeta, isso não significa que todas as regiões vão sofrer um aumento de temperatura.

Em alguns lugares o efeito pode ser inverso, o gelo derretido do Ártico, por exemplo, pode enfraquecer a corrente de ar da região, que é responsável por manter o frio ártico.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+