• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre a lenda de El Dorado

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      11/07/19 às 16h27

Para aqueles que não conhecem, a lenda de El Dorado conta a história de uma cidade que, supostamente, foi feita toda de ouro. De acordo com a lenda, a cidade estaria, provavelmente, localizada em uma área da floresta Amazônica. Território entre a Colômbia, Venezuela e Brasil. O ano era 1532 quando a lenda começou a ganhar força. Naquela época, pouco ainda se sabia sobre as riquezas, perigos e mistérios que viviam nas sombras da enorme floresta tropical.

Como nunca houve uma localização exata, o mistério em torno da Cidade Dourada, à espera de ser descoberta por conquistadores aventureiros, intensificou a sede infinita dos europeus pelo ouro e sua determinação em explorar financeiramente os novos territórios. Muitos conquistadores se aventuraram dentro da floresta. Mas nenhum obteve êxito, ao que parece.

Verdadeira ou não, o fato é que a cidade de El Dorado, e toda a lenda que cerca a história, acabou inspirando expedições verdadeiras. Jornadas que acabaram por desbravar novos locais, completamente inexplorados. Além das obras de ficção que divertem e fascinam. Devido a tamanho sucesso, conheça, agora, 7 fatos que você não sabia sobre a Cidade Dourada.

1 - A cidade, na verdade, tinha outro nome

Originalmente, a cidade era chamada pelos indígenas de Manoa. Foi construída nas margens de um lago chamado "Parime", local onde também eram realizados rituais para os deuses. Atualmente, muitos acreditam que esse lago é o lago Guatavita.

2 - O termo El dorado

O termo Eldorado significa "o homem dourado", em espanhol. Tal conceito fez com que arqueólogos e historiadores passassem a acreditar que a cidade em si poderia até existir, mas que não era feita de ouro. Os profissionais acreditam que o termo foi usado para definir o líder da cidade, que por ser tão rico, se cobria de pó de ouro da cabeça aos pés todas as manhãs, e se lavava em um lago sagrado todas as noites.

3 - Quem criou a lenda

Murmúrios sempre existiram, mas quem começou realmente a fazer com que a lenda ganhasse fama, foi o general Sebastián de Belalcazar. Isso, após conseguir destruir a última resistência do império Inca. Dizem que, após a conquista, o general ouviu de um prisioneiro indígena a história sobre a cidade.

4 - A cidade hoje

Para alguns historiadores e arqueólogos, a cidade, atualmente, localizada perto da atual Santa Fé de Bogotá (capital da Colômbia), é onde viviam os índios chibchas ou muíscas. 

5 - O primeiro vestígio sobre a cidade

A história do rei que se cobria de ouro ganhou força quando encontraram, em 1856, na lagoa de Siecha, perto da pirâmide do Sol, a 35 quilômetros de Guatavitauma, uma peça de ouro de 262 gramas. A objeto possuía a forma de uma balsa redonda. Com de 9,5 cm de diâmetro. Revelada ao mundo em 1883, por Liborio Zerda, no livro El Dorado, foi comprada por um museu alemão. Contudo, perdeu-se quando o navio que a transportava incendiou-se no porto de Bremen, na Alemanha.

6 - O segundo vestígio sobre a cidade

Em 1969, uma segunda peça de ouro foi encontrada por três camponeses, dentro de um vaso de cerâmica. O achado foi localizado na pequena gruta da campina de Pasca, Cundinamarca. Hoje, a peça está no Museu do Ouro de Bogotá, conhecida como "Balsa de El Dorado". Pesa 287,5 gramas, possui 19 centímetros de comprimento e 10 de largura.

7 - As expedições mais famosas

Foram muitos os exploradores que procuraram a mítica cidade. No entanto, as expedições mais famosas foram organizadas por Pedro Fernandez de Lugo, Gonzalo Quesada, Gonçalo Pizarro, Pedro de Ursua. As expedições, que passaram por vários locais do Norte da América do Sul, junto ao rio Orinoco, ao rio Negro, no lago de Guatavita, revelaram-se difíceis de desbravar e sem sucesso de povoar.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+