• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 comidas góticas que vão te deixar em dúvida sobre querer experimentar ou não

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      28/09/17 às 21h44

O gótico está voltando com tudo. Quando vemos a crise política, as altas taxas de criminalidade, os escândalos da corrupção, a insatisfação pública e o desânimo da sociedade, fica mais fácil entender porquê o brasileiro — sempre considerado tão otimista — está um pouco mais deprimido e cansado da própria realidade. O reflexo da sociedade influencia inúmeros campos e setores do nosso dia-a-dia. É o caso da moda, por exemplo, que durante crises econômicas torna-se minimalista.

No setor da gastronomia acontece mesmo. Se há uma inflação no preço dos tomates, os restaurantes procurarão se ajustar à realidade, encontrando outros ingredientes mais acessíveis e coerentes com a realidade.

Pois o gótico, associado à depressão, ao pessimismo, ao exagero, ao drama, volta com tudo. E é incorporada dessa vez à gastronomia, com toda pompa e requinte. A cor escura colocada nos alimentos é feita a partir de uma técnica, utilizando o carvão ativado. Trata-se de carvão mesmo, mas o vegetal, extraído de "resíduos de bambu ou da casca de coco".

O chef Felipe Bronze, célebre cozinheiro brasileiro, explicou em reportagem em O Globo, que "o carvão não tem gosto, é mais é um recurso estético". No máximo, ele dá leves tons de defumado aos alimentos. A imagem acima é um prato do Bronze, encontrado em seu restaurante Oro.

Superado o impacto impressionante da cor, o sabor não terá tanto impacto. Então abra sua mente, e entre nessa cultura gótica. O preto está na moda. Assim como esses 7 alimentos:

1 - Sorvete

Esse sorvete estiloso e sombrio tem sabor de amêndoas. Foi um dos primeiros a utilizar a técnica, ajudando a propagar assim, a nova moda da gastronomia. A casquinha e o sorvete foram desenvolvidos pela sorveteria Little Damage, em Los Angeles, e conquistou os clientes fazendo o maior sucesso nas redes sociais.

2 - Queijo

O Queijo preto foi criado e produzido na loja Manor Farm Shop, na Inglaterra. Ele é feito a partir de um cheddar maduro. Por dentro a textura do queijo é cremosa e da mesma cor que o exterior, também preto. Se você for até à loja, a sugestão é experimentar o "Charcoal Cheese", a iguaria para os olhos e também para o paladar.

3 -Cachorro-quente

Nesse hot dog nada escapa. De acordo com o portal Metrópoles, a salsicha de "30 centímetros e o pão frankfurter" são produzidos utilizando a mesma técnica do carvão ativado. Esse cachorro-quente "dark" pode ser comido em Tóquio (Japão), no "Black Earth HotDog" da "Vegas Premium HotDogs".

4 - Hambúrguer

A rede de fast food internacional Burger King resolveu aderir à brincadeira. E no momento certo: no Halloween, conhecido no Brasil como "Dia das Bruxas". Como a cor escura é associada à escuridão, à noite e consequentemente ao desconhecido; medo, o pão negro do hambúrguer temático fez o maior sucesso e conquistou a clientela.

5 - Limonada

Limonada preta? Sim. E utilizando a mesma técnica do carvão. A criação pertence à companhia norte-americana Zest Juice. Os ingredientes da bebida são água, limão, pepino, extrato de alecrim, abacaxi e claro, o ingrediente principal, carvão ativado.

6 - Massa de pizza

Aqui nem tudo foi pigmentado de preto. Os legumes e outros ingredientes do recheio da pizza foram poupados. Mas a massa da pizza entrou para o rol dos alimentos negros. Essa massa é comercializada online, por 3 euros, segundo o Metrópoles. O recheio fica à critério do cliente.

7 - Macarons

Mas a alta gastronomia não está limitada apenas aos restaurantes com estrelas Michelin, e à técnicas impossíveis ao ponto de não serem praticadas e copiadas com perfeição pelos chefs caseiros espalhados mundo afora. A sensação do carvão ativada foi tanta que muita gente se arriscou nessa aventura visual e criou até receitas próprias como o macaron negro, que ainda não está sendo comercializado por nenhuma loja em particular, mas a receita está se espalhando pela internet como água.

E você? Se arriscaria a comer? Ou você é do tipo ousado e se arriscaria até a fazer uma receita assim? É preciso abrir a mente gastronômica para embarcar nessa viagem irreverente.

Não esqueça de deixar o seu comentário. Aproveite também para compartilhar essas delícias culinárias.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Metrópoles     O Globo  
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+