7 comidas góticas que vão te deixar em dúvida sobre querer experimentar ou não

0

O gótico está voltando com tudo. Quando vemos a crise política, as altas taxas de criminalidade, os escândalos da corrupção, a insatisfação pública e o desânimo da sociedade, fica mais fácil entender porquê o brasileiro — sempre considerado tão otimista — está um pouco mais deprimido e cansado da própria realidade. O reflexo da sociedade influencia inúmeros campos e setores do nosso dia-a-dia. É o caso da moda, por exemplo, que durante crises econômicas torna-se minimalista.

No setor da gastronomia acontece mesmo. Se há uma inflação no preço dos tomates, os restaurantes procurarão se ajustar à realidade, encontrando outros ingredientes mais acessíveis e coerentes com a realidade.

Pois o gótico, associado à depressão, ao pessimismo, ao exagero, ao drama, volta com tudo. E é incorporada dessa vez à gastronomia, com toda pompa e requinte. A cor escura colocada nos alimentos é feita a partir de uma técnica, utilizando o carvão ativado. Trata-se de carvão mesmo, mas o vegetal, extraído de “resíduos de bambu ou da casca de coco”.

O chef Felipe Bronze, célebre cozinheiro brasileiro, explicou em reportagem em O Globo, que “o carvão não tem gosto, é mais é um recurso estético”. No máximo, ele dá leves tons de defumado aos alimentos. A imagem acima é um prato do Bronze, encontrado em seu restaurante Oro.

Superado o impacto impressionante da cor, o sabor não terá tanto impacto. Então abra sua mente, e entre nessa cultura gótica. O preto está na moda. Assim como esses 7 alimentos:

1 – Sorvete

Esse sorvete estiloso e sombrio tem sabor de amêndoas. Foi um dos primeiros a utilizar a técnica, ajudando a propagar assim, a nova moda da gastronomia. A casquinha e o sorvete foram desenvolvidos pela sorveteria Little Damage, em Los Angeles, e conquistou os clientes fazendo o maior sucesso nas redes sociais.

2 – Queijo

O Queijo preto foi criado e produzido na loja Manor Farm Shop, na Inglaterra. Ele é feito a partir de um cheddar maduro. Por dentro a textura do queijo é cremosa e da mesma cor que o exterior, também preto. Se você for até à loja, a sugestão é experimentar o “Charcoal Cheese”, a iguaria para os olhos e também para o paladar.

3 -Cachorro-quente

Nesse hot dog nada escapa. De acordo com o portal Metrópoles, a salsicha de “30 centímetros e o pão frankfurter” são produzidos utilizando a mesma técnica do carvão ativado. Esse cachorro-quente “dark” pode ser comido em Tóquio (Japão), no “Black Earth HotDog” da “Vegas Premium HotDogs”.

4 – Hambúrguer

A rede de fast food internacional Burger King resolveu aderir à brincadeira. E no momento certo: no Halloween, conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”. Como a cor escura é associada à escuridão, à noite e consequentemente ao desconhecido; medo, o pão negro do hambúrguer temático fez o maior sucesso e conquistou a clientela.

5 – Limonada

Limonada preta? Sim. E utilizando a mesma técnica do carvão. A criação pertence à companhia norte-americana Zest Juice. Os ingredientes da bebida são água, limão, pepino, extrato de alecrim, abacaxi e claro, o ingrediente principal, carvão ativado.

6 – Massa de pizza

Aqui nem tudo foi pigmentado de preto. Os legumes e outros ingredientes do recheio da pizza foram poupados. Mas a massa da pizza entrou para o rol dos alimentos negros. Essa massa é comercializada online, por 3 euros, segundo o Metrópoles. O recheio fica à critério do cliente.

7 – Macarons

Mas a alta gastronomia não está limitada apenas aos restaurantes com estrelas Michelin, e à técnicas impossíveis ao ponto de não serem praticadas e copiadas com perfeição pelos chefs caseiros espalhados mundo afora. A sensação do carvão ativada foi tanta que muita gente se arriscou nessa aventura visual e criou até receitas próprias como o macaron negro, que ainda não está sendo comercializado por nenhuma loja em particular, mas a receita está se espalhando pela internet como água.

E você? Se arriscaria a comer? Ou você é do tipo ousado e se arriscaria até a fazer uma receita assim? É preciso abrir a mente gastronômica para embarcar nessa viagem irreverente.

Não esqueça de deixar o seu comentário. Aproveite também para compartilhar essas delícias culinárias.

7 situações que só as meninas que tem irmãs vão entender

Matéria anterior

Confira nessa lista para que serve cada uma dessas letras do seu teclado

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.