Ciência e Tecnologia

7 formas diferentes que poderíamos morrer indo para Marte

0

Apesar de muitas pessoas sofrerem de astrofobia, que caracteriza um medo do espaço sideral, milhares de outras são completamente fascinadas pelo universo que nos cerca. Muitos deles olham para as estrelas no céu noturno e se sentem pertencentes a sua imensidão. A ponto de sonharem em um dia poderem conhecer planetas e outras galáxias. Na verdade, isso não está tão longe de acontecer. Algumas empresas já esperam levar as pessoas para Marte, por exemplo, nas próximas décadas.

No entanto, estariam os humanos preparados para uma vida em um novo planeta. Principalmente um tão inóspito à sobrevivência humana? Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, algumas das formas que uma pessoa poderia morrer tentando viajar para Marte. Confira!

1 – Colapso do corpo físico

Com os milhares de anos de evolução, nosso corpo se tornou completamente adaptado as condições terráqueas. No entanto, no espaço, obviamente, não encontraríamos as condições adequadas para nossa sobrevivência. Mesmo em viagens curtas, diversos efeitos físicos podem ser sentidos.

A falta de gravidade, por exemplo, pode tornar nosso coração mais fraco e passar a bater irregularmente. Como resultado, nossos movimentos se tornam mais difíceis e o sangue não coagula de maneira adequada. Assim, um pequeno corte poderia se tornar algo mortal.

2 – Colapso mental

Em um voo de aproximadamente 180 dias para Marte, os astronautas podem experienciar diversos problemas devido ao confinamento nas aeronaves. Entre elas, falta de espaço pessoal, condições claustrofóbicas, rotina monótona, além de confusão mental. Muitas são as medidas preventivas adotadas para evitar que isso ocorra. No entanto, ainda assim não podemos prever se uma pessoa irá enfrentar esses problemas ou não.

3 – O desconhecido

Apesar de robôs e sondas já terem explorado a superfície marciana de diversas formas, ainda estamos muito longe de conhecer amplamente o planeta vermelho. Com a descoberta de água e metano em Marte, a probabilidade de encontrarmos vida simples, como bactérias, aumentou expressivamente. Seriam tais bactérias, entre outros patógenos, prejudiciais à nossa saúde da mesma forma que os terráqueos? A ciência ainda não pode nos responder.

4 – O vácuo do espaço

Uma vez que o corpo for exposto ao vácuo no espaço, todo o ar que estiver perto de algum orifício sairia instantaneamente. Além de que todo o restante de ar que sobrar dentro do corpo, começará a se expandir, causando possíveis rupturas de órgãos vitais, como os pulmões. E o pior é que você ainda estaria vivo enquanto tudo isso acontece.

5 – Frio

Com temperaturas de aproximadamente -90ºC em seu equador e uma atmosfera nada favorável, não levaria muito tempo até que uma pessoa congelasse até a morte. A água que se encontra só se torna mais acessível próximo aos polos, que podem chegar a cerca de -225ºC. Assim, poderíamos escolher entre morrer de frio ou de sede.

6 – Radiação

Os níveis de radiação sobre a superfície de Marte estão muito acima dos  níveis fatais para seres humanos. A dosagem é cerca de 6 a 8 vezes acima dos limites aprovados pela NASA em relação ao que um homem de 35 anos poderia ser exposto. Além do mais, os raios solares contêm enormes quantidades de radiação, aumentando drasticamente os riscos. A radiação marciana é tão grande que algumas pesquisas sugeriram que seriam necessárias centenas de toneladas de material isolante para manter alguém em um nível mais seguro no planeta.

7 – Acidentes

O lançamento de uma espaçonave em direção à Marte precisa levar em consideração uma imensa série de fatores. Alguns itens já foram perdidos no espaço, em seu caminho para o planeta vermelho. Como no caso do Mars Observer, perdido em 1992, antes de chegar em Marte. Nos anos 1980, o Phobos 1 e 2 também foram perdidos.

Acidentes, técnicos ou humanos, podem vir a acontecer. Assim, uma missão tripulada à Marte poderia ter o mesmo destino. Uma espaçonave poderia errar o alvo e se perder no espaço profundo ou ser atraída gravitacionalmente por outro planeta, a Lua ou o Sol. Qualquer uma dessas opções facilmente significariam um perfeito desastre.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Homem-Aranha: Longe de Casa tem a melhor participação especial de todas

Matéria anterior

Ele adotou 3 meninos para se tornar o pai que nunca teve

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos