Fatos Nerd

8 vezes que Dragon Ball foi censurado e você não sabia

0

Quando você é um fã muito apaixonado por algum anime, é melhor assistir o original legendado antes que ele venha para o ocidente e seja dublado. Até mesmo os mais antigos como Dragon Ball tiveram lá as suas modificações. Por que isso acontece? É bem comum que as distribuidoras ocidentais façam uma série de censuras e adaptações para poder oferecer o produto ao seu público.

Já mostramos aqui alguns desses casos, em especial o de Death Note que teve sua exibição proibida na China. Você assistiu Yu-Gi-Oh? Ele teve censura. Naruto também. E por incrível que pareça, conseguiram achar problemas até mesmo em Pokémon. Confira algumas das censuras do shounen mais marcante da história dos animes e que você provavelmente não sabia!

1 – Piccolo e Kami

Apesar de muito importante, até a relação entre Kami e Piccolo foi censurada. Kami nasceu no planeta Namekusei, mas foi enviado para fora do local em um foguete porque estava acontecendo um desastre natural por ali. Assim que ele chegou a Terra, se tornou o Guardião (ou Deus se preferir) do local. Para isso, ele precisava expurgar a sua parte maligna e foi assim que nasceu Piccolo que foi selado por anos. Quando esse personagem foi morto por Goku, ele cuspiu um ovo que se transformou no personagem que amamos. Kami e Piccolo possuem um vínculo espiritual, ou seja, se um morre o outro também. E como as Esferas do Dragão foram criadas por Kami, assim que ele morre elas perdem seus poderes.

2 – Álcool

O Japão é muito mais liberal quando o assunto é mostrar nudez, álcool e tabaco. Mas muitos países ao redor do mundo são diferentes nesse quesito e bem mais reservados. E foi assim que a cervejinha de Mestre Kame foi substituída por uma refrescante caneca de água! O importante nesse calor é ficar hidratado, não é mesmo?

3 – Cigarro

Tudo bem mostrar vários episódios seguidos de lutas sangrentas para a criança, mas… Para tudo! Isso é uma pessoa fumando? Que absurdo! Aqui no ocidente sempre que algum anime vai ser distribuído os personagens acabam perdendo cigarros, charutos, cachimbos… Pelo menos em Dragon Ball não tentaram substituir o objeto porque o Sanji de One Piece chupando pirulito constantemente não faz o menor sentido.

4 – Mr Popo

Dragon Ball não foi o único desenho a ser censurado por racismo. E quando se trata de anime Dragon Ball e Pokémon foram acusados de Blackface com os personagens Mr. Popo e Jynx. O blackface é uma prática de representar negros de maneira estereotipada e caricata. No caso de Pokémon, Jynx ganhou um tom roxo, enquanto em Dragon Ball, Mr. Popo ficou com um tom azul super chamativo e bizarro.

5 – O Ditador

Diretamente do inferno, o Ditador e seu exército retornaram ao mundo em Dragon Ball Z: Fusion Reborn. Esse vilão era ninguém mais, ninguém menos que Adolff Hitler como podemos perceber pela aparência e pose clássica utilizada pelos nazistas. O responsável por derrotá-lo foi Gotenks.

6 – Nada de choro

Sangue nas lutas? De boa! Agora choro de criança? De jeito nenhum. Como se já não bastasse ser pego de refém por Raditz, Gohan não pode nem chorar com a censura! É compreensível tirar o álcool e o cigarro, mas poxa: qual é o problema do choro de Gohan? Com certeza não foi fácil editar para remover as lágrimas, então o motivo deve ter sido bem forte, mas permanece desconhecido.

7 – Dragon Ball Resumido

Se você acha que Dragon Ball é enrolado e que um pequeno acontecimento demora muitos episódios para acontecer é porque não sabia que assistimos a versão já enxugada dos acontecimentos. Isso aconteceu porque a Saban Entertainment e a Ocean Productions fizeram uma série de edições para diminuir a violência (pelo menos um pouquinho), cortar as cenas de personagens mortos consumindo álcool no outro mundo e cobrir a nudez de alguns personagens. Alguns episódios foram tão cortados que não formavam o tempo mínimo de execução, e, para resolver isso, vários foram unidos. No final, 67 episódios foram transformados em 53.

8 – Nudez

Akira Toriyama não poupou os leitores do mangá de ver algumas cenas de nudez. No anime, algumas delas nem chegaram a aparecer, mas as que aconteceram foram censuradas na versão ocidental do anime. Goku e Gohan foram personagens que apareceram despidos durante a infância. A edição sempre dava um jeito de colocar um resto de roupa para tampar ou uma árvore que estava ali no deserto despretensiosamente….

Você já sabia de alguma dessas censuras em Dragon Ball? E qual outra você conhece e não está na lista? Conta pra gente nos comentários.

Como seriam os clássicos da Disney se fossem criados no Japão?

Matéria anterior

Título de episódio de Dragon Ball Super pode ter confirmado uma nova fusão no anime

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications