• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ela viajou 3000 quilômetros para doar medula óssea para um total desconhecido

POR Jesus Galvão    EM Compartilhando coisa boa      01/02/19 às 16h17

A pernambucana Amanda Geyza dos Santos Nogueira, residente do município de Salgueiro, no interior do estado brasileiro de Pernambuco, viajou 3 mil quilômetros para ajudar um desconhecido em Curitiba, no Paraná. Amanda se ofereceu para fazer uma doação de medula óssea ao homem.

Amanda foi selecionada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula "ssea, o Redome, para efetuar a doação. Este banco de dados público é financiado pelo Ministério da Saúde e auxilia na conexão de pessoas voluntárias àqueles que aguardam pela doação de medula óssea. Algumas dessas pessoas se encontram em situação de urgência.

A boa vontade de Amanda

No caso de Amanda, o organização entrou em contato com um hospital local de Salgueiro, município com aproximadamente 60 mil habitantes, que entrou posteriormente em contato com a nordestina para que fosse iniciado o processo para que a doação acontecesse.

Ha quatro anos, Amanda se cadastrou no banco de dados do Redome e o teste, que comprovou a compatibilidade com o receptor, havia sido realizado há cerca de um ano. O resultado, no caso, comprovou compatibilidade em 98%.

Amanda então viajou para a capital do estado do Paraná em 12 de janeiro. Suas despesas foram custeadas pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. Ao chegar na cidade, ela foi submetida a cirurgia e a doação foi finalmente efetivada. Uma semana após o procedimento, a pernambucana já estava de volta a sua cidade.

"O que me motivou foi o amor ao próximo. Muita gente deveria ter essa bondade, mas poucos têm", contou Amanda. Rapidamente, o feito da salgueirense repercutiu por sua cidade. Mensagens elogiando e muito apoio chegaram de seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho. Até mesmo desconhecidos acenavam e a cumprimentavam pelas ruas.

A vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota, do Partido Verde, pretende homenagear Amanda em uma sessão plenária, junto aos outros congressistas da cidade, assim que o recesso da Casa Epitácio Alencar chegar ao fim.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+