Notícias

Justiça mexicana proíbe touradas na maior arena do mundo

0

A última sexta-feira (10) marcou a data histórica da proibição de espetáculos de touradas na maior arena de touradas do mundo. A arena fica na Cidade do México, sendo que o juiz Jonathon Bass deu a ordem no fim de maio proibindo espetáculos no local.

Sendo assim, a ação foi de ideia da organização Justiça Justa. No entanto, uma das advogadas da associação, Mariana Ruiz Albarrán disse, em entrevista ao site Infobae, que a decisão ainda não é definitiva.

A Justiça Justa argumenta que as touradas violam o direito “a um meio ambiente saudável”, o que viola os direitos humanos. Vale destacar que a relação entre meio ambiente e direitos humanos é uma argumentação já usada no Judiciário mexicano.

Fechado de forma indefinida

Reprodução/Google Maps

Segundo a ordem do juiz Bass, as portas da arena da Monumental Praça de Touros México (Monumental Plaza de Toros) ficarão fechadas até haver uma decisão final a respeito.

“A sociedade está interessada no respeito à integridade física e emocional de todos os animais porque são seres vivos que fazem parte dos ecossistemas e, assim, contribuem com os benefícios ambientais que são essenciais para o ser humano”, disse ele

Touradas viram discussão

Monumental Plaza de Toros, touradas

Reprodução/Monumental Mexico

A Justiça do México está discutindo a proibição ou não das touradas desde o ano de 2019. Desse modo, o argumento a favor do espetáculo se pauta no fato dele ser uma manifestação cultural tradicional do México. Enquanto isso, o argumento contrário às touradas pontua que os touros são maltratados até a morte nesses eventos.

Além disso, no Legislativo, há outra questão que preocupa a população mexicana, sendo que teme-se que a proibição vá acabar com empregos. Na Câmara da Cidade do México, não houve uma votação final, no entanto, acredita-se que a maioria é favorável à proibição.

Isso porque, em uma votação inicial em dezembro de 2021, a maioria votou para acabar com as touradas no Monumental. Segundo o jornal El País, tanto grupos contrários quanto favoráveis às touradas tentam influenciar as discussões. Porém, quem toma a decisão é a Justiça e a regra para a Cidade do México irá valer para todo o país.

Epidemia de coronavírus pode acabar com touradas espanholas

Outra cultura que incorpora as touradas é a espanhola e, no início do ano, a praça de touros de Las Ventas, em Madri, geralmente está lotada. No entanto, por conta do coronavírus, as praças de toda a Espanha ficaram vazias.

Grandes festivais, como San Isidro, a Feira de Abril e San Fermin de Pamplona em julho, foram cancelados em 2020. Com isso, os touros foram diretamente para os matadouros.

Embora os festivais ainda atraiam multidões, é notável a diminuição de interesse por parte da população. Os governos cortaram o financiamento para as “fiestas”, alguns políticos se opõem ao evento e o movimento anti-tourada ganhou força. Dessa forma, algumas cidades já até proibiram touradas, como a Catalunha.

“Foram boas notícias, uma das poucas boas notícias trazidas por esta pandemia”, disse Aida Gascon, da organização AnimaNaturalis. “Não apenas por causa de todos os touros que não serão torturados até a morte. Sabemos que eles morrerão de qualquer maneira, pois serão enviados ao matadouro. Ninguém vai se beneficiar desse programa de tortura.”

Já Andres Romero, um rejoneador, que é alguém que luta contra os touros montado em um cavalo, defende a tradição. “Quatro ou cinco mil touros irão para o matadouro neste ano sem participar de combates e sem nos dar a receita pela qual o bravo animal é criado”. Assim, considera-se o evento como uma forma de arte e não uma tortura contra o animal.

No entanto, só nos resta aguardar a decisão das autoridades para descobrir se essa tradição cultural é algo do passado.

Fonte: G1

Mulher procura mãe biológica e descobre que tem irmão gêmeo

Artigo anterior

Baracitinibe, remédio usado contra artrite, Covid e dermatite é indicado para tratar queda de cabelo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido