• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Mulher cega e com síndrome rara comemora ao se tornar advogada

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      02/03/19 às 14h45

Renatinha, como ficou conhecida, é uma mulher natural de Teresina, no Piauí. Em agosto de 2018, ela se formou em Direito e mais recentemente, já em 2019, ela passou na prova da OAB. Isso quer dizer que agora, na prática, ela já é uma advogada.

Se ela fosse uma pessoa comum, isso não seria nada impressionante. O destaque se dá pela sua condição. Renatinha é portadora de uma síndrome muito rara, chamada Síndrome Mucopolissacaridose tipo VI. Além disso, ela é deficiente visual.

Ela possui algumas limitações, como quase nunca andar sozinha na maioria dos ambientes. Ela precisa ser guiada por alguém. Mesmo assim, a mulher não teve medo do desafio, e decidiu estudar Direito.

Estudos para ser advogada

Renatinha entrou sabendo que ia lidar com um conteúdo muito espesso e até complexo. Coisas como leis e códigos, provas imensas e peças processuais iam se tornar parte da sua rotina, da sua vida.

Renatinha tinha duas coisas essenciais: muita força de vontade e o apoio da família. Ela precisou, e teve, bastante do apoio de seus parentes. Quer ver como? Sua mãe lia todos os livros da faculdade, assim como as leis e todos os materiais necessários para as provas e, ainda, frequentava algumas aulas e revisões quando as duas tinham dúvidas sobre alguma matéria.

Para completar, Renata gravava todas as aulas para poder escutar depois. O resultado foi muito satisfatório, já que a moça conseguia sempre as melhores e mais altas notas da sala. Além disso, o seu TCC foi aprovado com nota máxima.

Uma das coisas mais incríveis nesta vitória é que a, agora advogada, nunca desiste, e está sempre sorrindo. Ela encara todas as dificuldades com um grande sorriso no rosto. Ela até faz piadas com a situação, para poder lidar melhor com tudo.

Mucopolissacaridoses

O que são as doenças Mucopolissacaridoses? Basicamente, elas são caracterizadas por pessoas que nascem com uma informação genética incorreta, levando à falha de produção de uma substância (enzima) importante para certas reações químicas no organismo. No caso das mucopolissacaridoses (MPS), trata-se de um grupo chamado de doenças de depósito lisossômico.

Devido à falha de produção destas enzimas, certas substâncias, como as mucopolissacarídeos ou glicosaminoglicanos, vão se acumulando em vários órgãos do organismo humano, como os ossos, articulações, coração, olhos, ouvidos, sistema nervoso central e praticamente todos os outros. O transtorno é sinônimo de muitas limitações.

Dia Mundial das Doenças Raras

O Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado em fevereiro, e foi criado para popularizar doenças que quase não são conhecidas pelas pessoas. Em 2019, o dia das doenças raras é celebrado junto com a campanha mundial Show your rare, show your care (traduzida para o Brasil como "As doenças podem ser raras, mas o cuidado não! Mostre que você se importa").

Todos podem participar da campanha pintando o rosto, e registrando esse momento nas redes sociais com a #showyourrare ou a #rarediseaseday. No site, também é possível encontrar fotos para a campanha e ainda para incluir nas suas redes sociais.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas redes sociais. Para você que tem alguém especial na sua família, aquele abraço.

Próxima Matéria
Imagens
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+