Mundo Animal

Nunca dê esses alimentos para o seu gato

0

Os gatos foram domesticados pelo homem há milhares de anos. Desde então, essa parceria de sucesso entre homem e gato se tornou cada vez mais forte. Estes animais, super inteligentes, segundo os cientistas, possuem estrutura de memória muito semelhante à nossa.

Algumas atitudes dos gatos podem confundir bastante as pessoas. Ainda mais se você estiver acostumado com cachorros. As interações sociais de um gato e a forma como ele se comunica e se comporta podem ser bastante confusas.

Assim, quem tem um gato já está acostumado com as peculiaridades do seu animal. Contudo, muitos donos podem não saber que existem determinados alimentos que um gato não pode comer.

Isso porque, eles podem causar problemas de saúde no animal. Alguns podem até ser mais leves, mas outros podem até levá-lo à morte. Então, mostramos aqui alguns desses alimentos que você nunca deve dar ao seu gato, de acordo com dicas dadas por veterinários. Nesse ínterim, é sempre bom lembrar que ninguém melhor do que o seu veterinário de confiança para dizer o que seu gato pode ou não comer.

1 – Ovos

Estado de Minas

Os ovos nunca devem ser dados a um gato por conta do risco de envenenamento por salmonela. E isso não é tudo. A clara do ovo tem a avidina, uma proteína que atrapalha a assimilação de determinados nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo do seu gato.

Nesse sentido, o consumo repetido de ovos crus também pode causar uma inflamação na pele, perda de cabelo  crescimento insuficiente. Tudo isso por conta da deficiência de biotina.

2 – Uvas e passas

CTV

Esse alimento também deve ser evitado porque os bichanos podem se envenenar de forma severa com apenas uma quantidade pequena de uvas. Até agora essas causas ainda não foram compreendidas, mas os efeitos já foram vistos.

3 – Alimentos temperados e sal

Banca do Amon

Dentre os alimentos que não se pode dar a um gato estão os pratos condimentados, marinados, com sal, tomilho, louro, cebolinha, alho e cebola e todos os tipos de ervas, além de noz-moscada e várias especiarias.

Tudo isso deve ser evitado porque várias vezes, eles podem causar anemia nos gatos e pode evoluir para uma situação bem grave.

4 – Doces, açúcar ou adoçante

Guia da semana

Normalmente, o açúcar atrai os gatos. Por conta disso, algumas pessoas podem acabar oferecendo alimentos doces para eles. Contudo, muito açúcar pode fazer com que o gato se torne diabético, assim como os humanos.

Além do açúcar em si, os adoçantes também são perigoso, já que eles contém xilitol, que é absorvido bem rápido. Consequentemente, o pâncreas secreta níveis elevados de insulina e coloca o gato em um risco sério de hipoglicemia.

5 – Atum em lata

Means health

Isso pode surpreender várias pessoas, até porque os gatos adoram peixes, principalmente o atum. Entretanto, não são todas as formas de atum que são recomendadas.

O atum em lata tem muita gordura e sal. Com o passar do tempo, se o gato comê-lo com frequência, o animal terá uma deficiência de vitamina E, problemas de digestão e até mesmo vício.

6 – Gorduras

Bruna Quaglio

Para os gatos, a manteiga pode não ser uma coisa perigosa. Mas isso não quer dizer que ela não cause problemas. Ela pode causar diarreia nos bichanos. Além dela, os embutidos em geral, mesmo que os mais simples, como presunto, são bem gordurosos. Por conta disso, eles podem causar inflamações no pâncreas e ter consequências graves.

7 – Leite e derivados

Folha Vitória

Outra coisa que pode chocar as pessoas é que não se pode dar leite e derivados para um gato. Muitos podem não saber, mas esses animais não são tolerantes à lactose por natureza.

Portanto, eles não devem consumir leite e nenhum dos seus derivados.

Fonte: MSN

Imagens: Estado de Minas, CTV, Banca do Amon, Guia da semana, Mens health, Bruna Quaglio, Folha Vitória

Ndakasi: conheça a gorila que viralizou com foto em pose humana

Artigo anterior

O que acontece se você dormir todos os dias sem roupas?

Próximo artigo