Quem nunca passou pela situação de estar querendo soltar um pum mas a circunstância não permitia e você acabou tendo que segurá-lo?! Todos nós já passamos ou vamos passar por esse desagradável momento. E já passou pela sua cabeça o que aconteceria se todas as pessoas do mundo peidassem juntas? O desconforto causado é imenso, mas será que o desconforto de segurá-lo é maior do que o de soltá-lo? Você já se perguntou o que acontece quando seguramos um pum?

Flatos são gases intestinais que entram no reto por causa dos processos gastrointestinais corriqueiros da digestão e do metabolismo e depois saem pelo ânus. Quando nosso corpo está digerindo, aquilo que não conseguimos quebrar é movido pelo trato gastrointestinal em direção ao intestino grosso e algumas bactérias quebram alguns dos conteúdos por fermentação.

Medição

 

Publicidade
continue a leitura

Os pesquisadores têm uma certa dificuldade em achar voluntários para fazer um estudo sobre essa assunto, mas algumas pesquisas já foram realizadas. Naquelas já feitas em um período de 24 horas os participantes se alimentaram normalmente, mas precisaram comer 200 gramas de feijão cozido para aumentar a produção de gases.

O volume médio produzido foi de 705 mililitros variando entre 476 a 1.490 mililitros por pessoa. O gás que teve uma maior produção foi o hidrogênio, seguido pelo dióxido de carbono. E apenas três pessoas produziram metano.

A variação entre homens e mulheres foi a mesma, com uma produção de em média oito episódios de flatulências durante as 24 horas. Durante a noite a taxa de produção caiu pela metade quando comparada com o que ocorria durante o dia.

Surgimento

Publicidade
continue a leitura

 

A surgimento do pum pode ser de variadas formas. Como por exemplo engolir ar, ou quando o ácido do estômago se mistura com o bicarbonato do intestino delgado, ou ainda por bactérias que ficam no intestino grosso.

A produção deles tem o objetivo de ajudar nosso corpo a realizar tarefas específicas, mas a produção em excesso causa inchaço, dor, arrotos e peidos. O que pode aumentar a produção de gases são cabines de aviões, porque o volume de gás se expandirá com a pressão baixa que se tem na ambiente.

Publicidade
continue a leitura

Solução

Tentar segurar um pum faz com que a pressão aumente e o gás intestinal se acumule podendo provocar uma distensão abdominal, além de ter um gás reabsorvido na circulação que será exalado em sua respiração. E se segurá-lo por muito tempo, o pum acabará escapando de uma forma incontrolável.

A solução é o que todos nós já sabemos. Segurar o pum pode ser prejudicial. Então se possível sempre que você tiver com vontade ou sentindo que está prestes a soltar um pum, vá para um lugar afastado e o solte que será melhor para seu organismo.

Publicado em: 12/09/18 15h54