• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que seria essa neve negra que está caindo na Sibéria?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/02/19 às 17h55

Ver a neve é uma vontade de várias pessoas. Saber como é a sua textura, como é afundar o pé nela e qual a sensação de fazer um boneco na neve branca. Mas se quando você pensa em neve, nos flocos caindo do céu e no chão, carros e casas cobertos com uma camada branca, saiba que esse cenário pode não ser sempre o caso.

Várias regiões da América do Norte foram cobertas por uma camada de neve fantasmagórica por causa de um vórtex polar. Mas em algumas partes da Sibéria, essa neve resolveu ir para um lado mais gótico digno da aprovação de Mortícia Addams. Essa neve negra pode parecer surreal, mas tem uma explicação sinistra.

Ela foi vista em Kemerovo, no sudoeste da Sibéria, na bacia de Kuznetsk. Essa região é conhecida por ser o centro de mineração do país. E quase toda a economia e identidade da localidade estão envolta do carvão, que é mostrado no museu de mineração a céu aberto, Krasnaya Gorka, e que é inclusive uma das principais atrações de Kemerovo.

Os recursos da área podem ter sido benéficos para várias famílias dando empregos para muitas pessoas, mas ele também tem seu lado ruim. Um dos principais pontos negativos é a poluição. E isso é visto pela neve negra que cobriu Prokopyevsk, Kiselyovsk e Leninsk.

Na busca por culpados, as pessoas estão apontando os dedos para uma usina de carvão próxima às regiões afetadas pela neve. Segundo alguns relatos, a fábrica não conseguiu filtrar o suficiente seus fumos. E não somente a população culpa as caldeiras de carvão. O vice-governador da região de Kemerovo, Andrei Panov, diz que a neve negra é responsabilidade dessas caldeiras, bem como do escapamentos de carros e outras usinas de carvão.

Recorrente

Mas, surpreendentemente, essa não é a primeira vez que os moradores de Kemerovo veem a neve negra. Em dezembro, as autoridades até foram suspeitas de pintar a neve de branco para esconder o pó e a sujeira que faziam com que a neve ficasse com uma cor mais escura.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

????? @toleubai.aldiyar ???????? ? ??????? ? #???????? #temirtau #temirtaucity

Uma publicação compartilhada por ???????? | ????????? (@temirtau.city) em

Além da Rússia, Temirtau, região de mineração de ferro no Cazaquistão, também ficou coberta com a neve negra no começo deste ano. Para uma resposta aos moradores do Cazaquistão, a chefe da Associação de Organizações Ecológicas do país, Aliya Nazarbayeva, enviou uma carta que dizia: "a neve funciona como um teste decisivo, revelando a escala assustadora dessas emissões nocivas. Toda essa poeira da planta acaba em nossos pulmões e nos pulmões de nossos filhos".

Geleiras

Na Groenlândia, também há a misteriosa neve negra que pode ser encontrada na região, escurecendo a paisagem e criando um problema inesperado para o meio ambiente. Isso porque o preto é a cor que mais absorve calor, o que significa que seu derretimento será muito mais rápido, e poderá ser uma real complicação para o aquecimento global.

De acordo com Jason Box, um professor de Geologia da Dinamarca, a coloração exótica seria resultante de diversos fatores naturais, como tempestades de verão, fuligem de queimadas (que têm aumentado exponencialmente) e até micróbios. Mas pode também ser uma das coisas misteriosas sobre o aquecimento global, como os misteriosos buracos encontrados na Sibéria.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+