• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Paletes feitos de coco podem salvar mais 200 milhões de árvores por ano

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      27/03/19 às 18h43

Sustentabilidade é um assunto que está em alta. Você já deve ter reparado. Vários produtos se orgulham de estampar em suas embalagens um selo sustentável. Geralmente, mostrando como estão ajudando as árvores do planeta. Mas será que as pessoas realmente sabem o que significa ser sustentável? Bom, é fato que, não fosse pelo meio ambiente, nós certamente não viveríamos da mesma forma.

A verdade é que crescemos aprendendo muita coisa sobre o meio ambiente. Infelizmente, algumas destas lições não são colocadas em prática ou pensadas até que a situação chegue em um estado alarmante. Mas, felizmente, existem pessoas que se preocupam em fazer e propor ações para que todos tenhamos uma vida melhor no futuro.

Na Índia peninsular, por exemplo, os coqueiros são um recurso vital para o dia a dia deles. Ele é usado de várias maneiras, desde a culinária até itens domésticos. O coco é indispensável para eles. E com seu grande uso, várias conchas e cascas são jogadas nas ruas. Isso faz com que elas sejam, muitas vezes, a maior causa de drenagem e até mesmo um dos principais contribuintes para a poluição do ar quando são queimadas.

Uso

Mesmo sendo um produto natural, o coco é usado em abundância. E por mais que sua casca seja biodegradável, ela acaba se tornando um pouco inútil depois de algum tempo mesmo tendo várias utilidades. A Índia ainda está pensando no que fazer com seus cocos, mas felizmente uma empresa de Amsterdã já pensou em algo.

A solução é sustentável e pode ser replicada em vários lugares que são ricos em cocos. A empresa CocoPallet faz paletes de transporte que são biologicamente processados a partir da casca do coco. O produto final é 100% orgânico, barato e mais compacto do que os que são produzidos com madeira ou plástico.

Além de ser vantajoso para lugares com grande utilização de coco, ele ainda tem mais vantagens. Com o uso desses paletes, pelo menos 200 milhões de árvores por ano são poupadas do corte. Isso somente na Holanda.

O fundador do projeto, Michiel Vos, junto com pesquisadores da Universidade de Wageningen, conseguiu criar um produto de classe mundial que também ajuda a economia a circular.

Vos logo viu a possibilidade do seu projeto e o transformou em um modelo de negócio de sucesso. E com o passar dos anos, os benefícios foram vindo. Ver produtos se dizendo sustentáveis ou a favor da preservação do meio ambiente é fácil. Mas, de fato, o CocoPallet é um produto que pode ser chamado de ambientalmente responsável e economicamente sustentável.

Ele é feito com a casca do coco descartada nos países asiáticos e não usa nenhum pesticida tóxico que faça mal para as árvores. Segundo estimativas, a empresa consegue já utilizar quase 50% dos resíduos do coco.

Menos custo

"A Ásia produz mais de um bilhão de paletes por ano. Eles exigem madeira macia, que não cresce nos trópicos. Então eles importam do Canadá, da Nova Zelândia ou da Europa Oriental em larga escala ", explica Vos. Com isso, a Ásia acaba importando e gastando muito com transporte.

A CocoPallet produz seu produto na Sumatra e na Indonésia a partir de plantações locais. Isso já elimina o custo do transporte. Além do que, os agricultores locais também se beneficiam. E no final das contas, esses paletes impedem que milhões de árvores sejam cortadas.

Próxima Matéria
Via   Nation  
Imagens Nation
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+