Compartilhando coisa boa

4 dicas de alimentos para quem tem intolerância à lactose

0

Não é fácil a vida de quem tem intolerância à lactose. Basicamente, ele precisa evitar o leite e alimentos derivados desse produto tão popular. Assim, suas opções de alimento diminuem, no entanto, isso não significa que ele não pode fazer refeições saborosas.

Sendo assim, neste post traremos alimentos apetitosos que podem ser ingeridos pelos portadores dessa condição. Afinal, ninguém merece ter que cancelar planos em cima da hora por conta de dores de barriga não é?

Fonte: LabDeltha

A intolerância à lactose

Em síntese, essa condição se dá pela incapacidade de um organismo em digerir a lactose. Ou seja, o sistema digestivo do indivíduo não quebra a lactose, o que leva esse composto a se acumular no corpo.

A razão disso está na ausência da enzima lactase, que faz esse papel de fragmentar a lactose. A propósito, a perda da capacidade de produção dessa enzima pode acontecer em qualquer momento da vida do sujeito. Atualmente, segundo pesquisa do Datafolha, cerca de 35% dos brasileiros possuem essa restrição alimentar.

Dessa forma, os indivíduos acometidos precisam evitar o leite e seus derivados. Logo, um intolerante à lactose não pode ingerir queijos, iogurtes, chocolates dentre outros alimentos com ingredientes vindos de laticínios.


Quando o sujeito ignora essa restrição, a conta chega de forma rápida. Consequentemente, ele sente dores de barriga, azia e gases. Isso porque a lactose não quebrada passa por uma fermentação dentro do intestino, o que gera o característico mal-estar.

Portanto, quem tem essa intolerância se limita muito, mesmo com linhas de produtos ao leite com zero lactose. Por isso, aqui vai algumas dicas de receitas, as quais podem distrair aquela perigosa vontade de comer alimentos com esse composto.

Creme de castanha de caju

Fonte: Plantte

A princípio, o creme de leite é sempre um pesadelo na vida do intolerante à lactose. Afinal, ele é um ingrediente que participa de muitas receitas. Logo, a pessoa pode ingerir este produto sem nem se dar conta. Consequentemente, as idas ao banheiro viram um evento frequente.

Nesse sentido, o creme de castanha de caju é um ótimo substituto, uma vez que seu sabor não é muito forte. Logo, o alimento preserva seu gosto, e fica como um preparo com a substância de leite.

Biomassa

Fonte: Gold360

 

Banana verde tem um sabor forte né? Pois é, mas isso muda quando se tritura bem essa fruta no liquidificador. Como resultado disso, temos uma biomassa com sabor neutro, rica em potássio, fibras e vitaminas.

Dessa maneira, podemos substituir o leite como base de alimentos doces ou salgados. Por exemplo, é possível fazer brigadeiro utilizando somente a biomassa e o cacau em pó. A suculência da guloseima permanece, porém sem a lactose que tanto atinge quem tem intolerância.

Manteigas

Fonte: iStock

A princípio, quando se diz que manteiga não tem muita lactose, as pessoas podem não acreditar. Afinal, esse produto é feito através do creme de leite batido. Porém, esse complemento alimentar possui apenas “traços” do composto tóxico, basta olhar na embalagem.

Em síntese, o produto final consiste em uma mistura de gordura com cloreto de sódio. Ou seja, a lactose fica para trás durante a fabricação. Logo, o alimento teoricamente é seguro ao consumidor com intolerância.

Apesar disso, quem porta essa condição não pode dar sorte para o azar. Por isso, uma dica é substituir a manteiga comum por aquela feita de castanhas. Aqui, a chance do sujeito desafiar sua restrição é zero.

Geleias e gelatinas

Fonte: Receitas Nestlé

Lembra da biomassa? Então, elas são bem-vinda até mesmo na fabricação de geleias e gelatinas. No entanto, esses dois produtos por si só são paraísos para quem tem intolerância à lactose. Afinal, o volume desse composto neles é inexistente.

Além disso, produzir gelatinas e geleias é um processo super prático, e já conta com substratos prontos no supermercado. Portanto, esses alimentos podem substituir o apelo que fazemos a requeijões e manteigas em nossos cafés da manhã.

Fonte: Guia da Cozinha. 

Herdeiro da Disney se arrepende por não ajudar a comunidade LGBTQ+

Matéria anterior

Como o estresse afeta a vida sexual?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos