Curiosidades

Esse castelo medieval na Espanha tem preço de apartamento, e você pode comprá-lo

0

Os castelos começaram a ser construídos por volta do ano de 800. Os primeiros castelos eram estruturas de madeira, protegidas por paliçadas. Posteriormente, a madeira foi sendo substituída por pedras, somente mais tarde. A mudança ocorreu no fim do Império Romano. Com as crescentes invasões nórdicas, vieram os muros de pedras e rochas, erguidas sobre ruínas de construções. Do mesmo modo, vieram as fortificações romanas.

Normalmente, os castelos eram construídos sempre na parte mais alta do terreno. E quando se fala neles, as pessoas logo os associam aos reis e às rainhas e, se eles fossem vendidos hoje em dia, teriam preços exorbitantes.

Contudo, um anúncio de uma imobiliária diz que existe “oportunidade de adquirir um edifício único, emblemático e exclusivo”. No caso, o imóvel em questão é um castelo medieval que está sendo vendido na Espanha.

Ele é o Castelo de la Raya, que fica na província de Soria, na região norte da Espanha. A construção é declarada bem de interesse cultural para o país e está no alto de uma colina. Ele foi construído porque Alfonso 8 fez o pedido, entre os séculos XII e XIII, para que ele servisse como um ponto de controle.

À venda

Olhar digital

Na década de 1970, o castelo foi leiloado com a condição de quem o comprasse teria o prazo de até 25 anos para reformar e manter o imóvel. Contudo, essa regra nunca foi cumprida e por conta disso o castelo está novamente à venda.

Com o imóvel à venda é natural que as pessoas fiquem curiosa para saber qual valor está sendo pedido nele. Um ponto importante a saber sobre o castelo é que atualmente ele está em ruínas.

De acordo com o anúncio, o imóvel de 1.300 metros quadrados e com uma torre de 15 metros de altura precisa de reformas. E parte das muralhas que o protegiam ainda estão de pé. O anúncio também informa que aos pés do castelo existe um santuário pequeno.

Para quem estiver interessado em comprar o Castelo de la Raya, será preciso desembolsar 45 mil euros, cerca de 242 mil reais. Por mais que esse valor esteja “barato”, o comprador terá que gastar muito mais para reformar toda a estrutura antiga.

Castelo

Mistérios do mundo

Assim como esse castelo da Espanha, outras construções desse tipo também foram abandonadas, mas nem todas são pelo mesmo motivo. Como por exemplo, em Burj Al Babas, perto do Mar Negro, na Turquia, existe uma vila com 587 mini-castelos abandonados.

Quem idealizou esse projeto foi o Sarot Group como um desenvolvimento urbano de luxo. O objetivo era oferecer aos turistas ricos uma vida de realeza no Oriente Médio. Esse empreendimento foi feito na cidade romana de spa de Mudurnu, e deveria ter piso aquecido e jacuzzis em todos os andares.

Os castelos começaram a ser construídos em 2014, mas no caminho teve vários desafios, como por exemplo, o descontentamento com como a estética estava ficando e danos ambientais que os construtores supostamente estavam causando. Como se isso não bastasse, a economia da Turquia teve dificuldades e acabou devendo 27 milhões de dólares para os desenvolvedores do projeto. Por conta de tudo isso, a construção dos castelos ficou paralisada e seus desenvolvedores declararam falência.

Em 2019, os investidores saíram do projeto, mas mesmo assim o Sarot Group acreditava que o projeto seria concluído. Contudo, no começo da pandemia o projeto ficou totalmente abandonado, o que fez com que se tornasse ainda mais difícil a sua conclusão.

Por conta disso, hoje em dia, Burj Al Babas é uma cidade abandonada cheia de castelos inacabados e uma paisagem irregular, coisa digna de um cenário pós-apocalíptico.

O projeto foi inspirado originalmente para ser um oásis inspirado na Europa no Oriente Médio. Contudo, atualmente ele está totalmente abandonado com os materiais de construção espalhados pela cidade.

Ao todo são 587 castelos com vários andares inspirados no estilo gótico. Em teoria, eles seriam um atrativo para os árabes do Golfo e lhes ofereceriam vistas naturais impressionantes. No entanto, como a economia da Turquia entrou em queda, o projeto não conseguiu ser concluído.

Mesmo que o projeto não tenha sido acabado, é possível ver a ideia de Burj Al Babas. Esses castelos proporcionariam uma experiência de vida como um membro real para aqueles que estivessem dispostos a gastar entre 370 e 500 mil dólares por um castelo.

Fonte: Olhar digital,  Mistérios do mundo

Imagens: Olhar digital,  Mistérios do mundo

Saiba qual foi o maior PIX feito no Brasil em 2023

Artigo anterior

Placa tectônica do Pacífico começa a rachar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido