• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Médico doa muda de árvore a cada parto realizado, entenda

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      07/06/19 às 11h49

Já pensou se você conseguisse aliar o seu trabalho com causas ambientais? Unir o útil ao agradável definitivamente tem o potencial de fornecer um incentivo a mais ao longo do serviço do dia a dia. Concorda? Vamos lhe mostrar um caso com essas motivações que talvez te inspire. O médico ginecologista Calixto Felipe Hueb implantou o seguinte projeto: a cada parto realizado, uma muda de árvore plantada. A sua ideia, com o codinome "Plantar", deu mais do que certo. De acordo com o médico, as simples ações promovidas por ele desencadearam o cultivo de ao menos mil novas plantas no município de Macatuba (SP). Desde 2001, Hueb tinha a intenção de colocar esse projeto em prática por conta da metáfora por trás. Afinal, de ambos os lados, há vida acontecendo e sendo plenamente iniciada. Uma é de carne e osso, enquanto a outra é de terra e folhagem. O médico doa uma muda de árvore a cada parto realizado e seus gestos finalmente frutificaram.

Em entrevista para o G1, Hueb diz que seu objetivo era transformar o momento de um nascimento em algo marcantemente lindo. Com isso, o médico resolveu começar a presentear toda a família envolvida com uma muda de árvore. Atualmente, após o seu gesto, mais de mil árvores foram plantadas na cidade.

"Além da minha preocupação com o meio ambiente, achava muito frio apenas realizar o parto e mais nada. Agora, entrego o diploma de mãe, que vai com a foto do recém-nascido e a muda da árvore. Com isso, eles podem cuidar do filho e dar sua contribuição ao meio ambiente, que é uma forma de também ajudar a preservar o futuro do filho".

Complicações logo no início do projeto

É claro que o seu percurso não foi nada fácil. Desde o início, ele foi desencorajado por diversas pessoas que simplesmente não acreditavam na logística do projeto. Parece improvável de acontecer e, por causa disso, não recebeu o apoio tão necessário em momentos de riscos e metas. "No início, eu pagava com o próprio dinheiro pelas mudas de árvores frutíferas e não frutíferas", diz.

Contudo, o que muitos esperavam finalmente aconteceu. A ideia acabou se transformando em projeto de lei no ano de 2014. Com isso, a prefeitura passou a custear todas as mudas que acompanhariam o fim de cada parto realizado. Todas as mães/pacientes, que passam pelos cuidados do médico no momento da maternidade, ganham a sua própria árvore. Ao passar do tempo, a maioria dos médicos foram integrados ao projeto.

Assim, consequentemente, as coisas só expandiram. "Priorizamos árvores frutíferas como mudas de manga, abacate para quem tem quintal. Já quem vai plantar em praças ou áreas públicas, entregamos mudas não frutíferas", explica ao G1.

Metáfora da vida

Após o processo de dar à luz, as mães são presenteadas pelo médico e isso subverte a relação engessada. Elas fazem questão de manter contato com o profissional, nem que seja pelas redes sociais. A metáfora da vida fornece subsídios para conexões mais humanas em um processo naturalmente lindo como o de um parto.

"É muito engraçado, porque elas me mandam sempre fotos ou postam na minha rede social o crescimento do filho e da árvore. E eu fico muito feliz". O médico doa muda de árvore a cada parto realizado e, agora, ele não está mais sozinho na empreitada.

O médico ginecologista Calixto Felipe Hueb está perto de se aposentar. Ele enfatiza o orgulho em ver que seu projeto foi adiante e garantiu a participação de mais pessoas.

"Eu quero continuar fazendo isso até morrer. É um trabalho de formiguinha, mas se todos derem a sua contribuição, fica mais fácil. Meu sonho é que esse projeto nunca morra, até porque ele está relacionado ao nascimento. E gostaria que se estendesse por vários lugares", reforça.

Próxima Matéria
Via   G1  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+